terça-feira, 18 de agosto de 2009

No coração do UFC

Na academia do quartel-general do UFC.

Hoje foi o dia das filmagens do preview da luta. Fomos filmados na academia do Randy e depois fomos treinar no mini-ginásio que fica no quartel-general da UFC. Sob o prédio principal, um ringue, uma academia e muitos, muitos posters de grandes nomes do MMA e do boxe.
Mais tarde, novo treino no Randy, e dessa vez Vítor lutou com Ray Seffo, a lenda do K1, que é um cara nota dez. Simpático, querendo o tempo todo ajudar, dando dicas... e forte que nem  um touro! Vítor usou o seu excelente boxe, e aliou bem o controle de distância do Shotokan e alguns deai que estão começando a entrar.
A contagem regressiva para luta começou hoje.
OSS!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Karate JKA em Las Vegas

Vítor treinando duro
Shawn Tompkins, Vítor Belfort, Ray Seffo e Jayme Sandall
A entrada da academia do Randy Couture
O octagon onde treinamos todos os dias.

Hoje foi o primeiro dia de treinamentos aqui em Las Vegas. Estou aqui em Vegas como treinador de karatê Shotokan do Vítor Belfort, dando continuidade ao programa de treinos preparado pelo sensei Vinicio Antony, ainda no Brasil. A intenção é deixar o Vítor com mais velocidade, uma distância maior, e principalmente mais timing de luta. Os treinos foram puxados (pela manhã e pela tarde), e eu estou aproveitando para desfrutar da infra-estrutura inacreditável do centro de treinamento do Randy Couture, fazendo meus treinos de karatê, visando o sulamericano, enquanto o Vítor está treinando a parte de chão.
Por sinal conheci a lenda do MMA, e ele me pareceu ser uma pessoa calma, educada, e bem humilde. E aos 46 anos de idade, está em uma forma física invejável. Outro lutador famoso que apareceu por lá à tarde para treinar foi Forrest Grifith, mas esse eu só vi, não cheguei a falar.
O legal foi que assim que desci do octogon depois do primeiro treino de luta com o Vítor, um rapaz que nos observava perguntou: "jka?". Assim mesmo. Claro que abri o maior sorriso, confirmando. Karate Shotokan JKA.

OSS!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vítor Belfort treina karatê Shotokan

Vítor Belfort e Jayme Sandall treinando no octogon da academia dos irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro)
Jayme Sandall Vítor Belfort e Vinicio Antony

O sucesso estrondoso de Lyoto Machida fez com que o Shotokan ressurgisse no cenário das lutas. A enorme quantidade de diferentes federações de Shotokan fez com que a luta perdesse a credibilidade em relação ao judô, jiu-jitsu, boxe, muay thay... Desde que Lyoto conquistou o mundo do MMA, entretanto, os olhos dos lutadores se voltaram para o Shotokan, e uma busca por esse estilo - desde que o mesmo praticado por Machida - está se iniciando.

Vítor Belfort, fenômeno do Vale-Tudo desde os dezenove anos de idade, já tendo sido campeão do UFC em diferentes categorias de peso, procurou o karateca Vinicio Antony, multi-campeão e ex-integrante da Seleção Brasileira de Shotokan Tradicional, para treinar a arte marcial. Vinicio desenvolveu um programa específico de treinamentos, voltado para o MMA.
Belfort, dessa forma, pretende somar os pontos fortes do Shotokan (tempo, distância...) ao seu jogo diversificado - jiu-jitsu, boxe, muay thay, wrestling. Em momento algum ele quer trocar sua excelente base de lutas de trocação pelo Shotokan. O que ele quer é SOMAR.

Sob a supervisão do sensei Vinicio Antony, tenho treinado frente a frente com essa lenda do MMA, em uma troca de experiência formidável para mim. E posso testemunhar a evolução de Belfort, que já demonstra melhora nos fundamentos de deai, defesas, go no sen...

Agora é torcer para que Vítor vença a sua próxima luta - o retorno ao UFC, contra o duríssimo Rich Franklin, no dia 19 de setembro.

Novidades aqui no blog. OSS!

sábado, 1 de agosto de 2009

SULAMERICANO 2009

Ótimas notícias: o campeonato sulamericano JKA foi marcado para os dias 24 e 25 de outubro, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Será o V sulamericano da JKA, em 8 anos.
O primeiro foi realizado em 2002, no Chile, tendo os donos da casa como campeões por equipe, e o Brasil ficando na segunda colocação (3x2). A Argentina fechou o pódio. Em 2005, foi a vez do Brasil (Porto Alegre) sediar o evento. O Brasil venceu a Argentina na final (3x2), deixando o Paraguai em terceiro. Nesta final, destaque para as vitórias espetaculares de Wagner Pereira (SP) sobre Gastón Gomes, e de Wladimir Zanca (MT) sobre Pablo Parasuco. No 3o sulamericano, na cidade de Montevidéo (Uruguai), a final de 2002 se repetiu, dessa vez com resultado oposto. Com uma equipe inspiradíssima, o Brasil cravou 5x0 em cima dos chilenos. Os argentinos ficaram em 3o. E por fim, no ano passado, em Santiago (Chile), o Brasil perdeu a semi-final para a Argentina (3x1), que fez a final contra os donos da casa, ganhando o título. Nós ficamos com o bronze.
Nos vemos na Argentina. OSS!