quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Mais um ano que se vai, passa voando, tão rápido que às vezes a gente nem sente.
2011 foi um ano excelente para o karate Tradicional / JKA brasileiro.
Em maio, tivemos o XXII Brasileiro JKA, na cidade de Arujá, SP. O curso pré-competição contou com a presença ilustre do sensei Imura (JKA - Japão), e foi um dos mais lotados desde 1999. A competição, também com um número recorde de atletas, consagrou Fábio Simões como um dos maiores lutadores de karate do Brasil. Fabinho (SP) conquistou o tricampeonato no kumite individual na final contra Jayme Sandall (RJ). No feminino, domínio da gaúcha manuela Spessatto, campeã do kata e do kumite individual.
A competição marcou o retorno de Rafael Moreira (RS), e Marina Brito (PA), ambos recuperados de cirurgias no joelho.

Em junho foi realizado depois de 18 anos o campeonato Sul-Sudeste, no Rio de Janeiro. Esse evento, que homenageou o saudoso Victor hugo Blanco Bittencourt, marcou o renascimento do karate carioca e foi o primeiro passo para a realização, em 2012, do Brasileiro JKA na Cidade Maravilhosa.
a grande final trouxe Jayme Sandall (RJ) e Ricardo Buzzi (PR) em um duelo emocionante, vencido no detalhe pelo carioca. No feminino, Manuela Spessatto venceu kata e fuku-go, deixando o título do kumite nas mãos da paranaense Walkyria Fernandes.
No mês seguinte, o XX Norte-Nordeste agitou Fortaleza, consagrando a excelente fase de Take Machida, que conquistou o título de kumite individual.

Agosto foi o mês do Mundial da JKA, realizado em Pattaya, Tailândia. O Brasil chegou à grande final do kumite por equipes pela primeira vez na história da JKA, tendo passado pelo caminho por pedreiras como África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá. Jayme Sandall, Take Machida (PA), Alison Batista (SP), Diego Andrade (BA), Rafael Moreira (RS) e Wagner Pereira perderam na final, mas saíram da Tailândia com a honrosa prata no peito.

Setembro trouxe o Brasileirão Tradicional, pela primeira vez em solo catarinense, na cidade de Joinvile. O veterano Elias Carvalho (BA), venceu a categoria Especial, na final contra Ronaldier Nascimento (AL), enquanto Jayme Sandall venceu o kumite individual do Absoluto, na final contra o companheiro da Seleção Brasileira JKA Alison Batista. Rodrigo Lúcio (MT), foi o grande destaque, vencendo kata individual e por equipes, enbu masculino e misto, e fuku-go, saindo de Joinvile com cinco títulos brasileiros na bagagem.
No feminino Especial, Walkyria Fernandes repetiu a atuação no sul-sudeste e venceu a categoria ko-go kumite, na final com a compatriota e companheira de seleção Suellen de Souza. Na categoria Absoluto, domínio total de Daniela Baldini (BA), que levou os títulos de kata, kumite e fuku-go.

Para fechar o calendário das competições nacionais/internacionais, o Panamericano Tradicional, realizado em Santiago, Chile.
O Brasil foi o grande campeão do evento, com destaque para as mulheres, que levaram os títulos nas três categorias individuais: Lelia Batista (BA) no fuku-go, Jamilly (BA) no kumite e Adairce Castanhetti (MT) no kata, além de terem levado o ouro também no kata por equipes (Adairce, Wildslayne e Arlene) e no enbu misto (Martinna e Arlen).
No kumite por equipes masculino, mais um ouro para o Brasil, com Jayme Sandall, Vinícius Sant'Ana (PR), Jean Edoardo (PR) e Vinícius Moreno (MT) - este último o grande campeão também do kumite individual.

No MMA, tivemos bons e maus momentos, com Vitor Belfort (derrotado por Anderson Silva e vencendo Akiyama) e Lyoto Machida (vencendo Randy Couture e perdendo para Jon Jones).

Enfim, foi um ano especial para o karate brasileiro, com grande destaque no cenário internacional.
A espectativa para 2012 é de um ano de grandes eventos e muito sucesso para o karate brasileiro no sulamericano JKA do Peru e no Mundial Tradicional da Polônia. Teremos também as lutas de Vitor e Lyoto, que representam o karate nos palcos do MMA mundial.
Agora é só esperar 2012.
OSS!

Nenhum comentário: