quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curso no Japão

No domingo, dia seguinte ao campeonato brasileiro JKA, embarquei juntamente com Chinzô Machida, sensei Alfredo Aires e sua filha, Hannah, para nos encontrarmos com sensei Sasaki no Japão. O objetivo: fazer o gashuku de primavera da JKA.
Depois de oito anos (a primeira e até então única vez que tinha ido ao Japão fora em 2004), eu retornava à terra do sol nascente.
Imediatamente me relembrei das impressões que eu tivera em 2004 - o cheiro das comidas pela rua, a organização absurda, a limpeza, a educação de um povo milenar...

Estar no Japão é:
- Matar a sede com chá verde.
- Comer arroz e peixe no café-da-manhã.
- Aprender que existe doce de arroz com feijão, e que é muito bom.
- Ficar com medo de ser atropelado pelas bicicletas na calçada.
- Poder ir de trem ou metrô para qualquer canto.
- Se acostumar a ver pessoas usando máscaras cirúrgicas pelas ruas.
- Perceber que tudo tem um motivo e um significado.
- Ver o sol nascer muito, muito cedo.

O curso em si foi espetacular. Os professores Tanaka, Ueki, Mori, Oishi, Osaka, entre outros, deram aulas auxiliados pelos instrutores Ogata, Kobayashi, Kurihara, Iimura, Taniyama, Ohkuma, Naka, Nemoto, Okuie, e muitos outros.
Os temas abordados foram a padronização das formalidades de cumprimento, etiqueta dentro do dojô, katas e kumite, com foco na postura dos golpes, e na distância correta.
Havia mais de treezentas pessoas de todas as partes do mundo.

Além do aprendizado, Chinzô foi aprovado nos testes de examinador e árbitro, e passou com louvor no exame de quinto dan. Sensei Alfredo também foi aprovado nos testes de examinador e instrutor. Parabéns!

Sensei Masahiko Tanaka demonstrou toda sua afeição ao Brasil, levando-nos para um jantar onde elogiou muito o nosso karate, e disse que adorou o XIII Campeonato Brasileiro.

A proximidade de professores, árbitros e atletas do Brasil com o Honbu Dojo, nesses eventos oficiais, é de suma importância para a evolução do karate Shotokan brasileiro. É inegável que é lá, no Honbu, que está a nata do karate Shotokan mundial, e aprender direto da fonte é algo indescritível.

OSS!

A entrada do prédio da JKA

Descansando entre os treinos

Jantar com sensei Masahiko Tanaka

Nessa foto, apenas os karatecas quarto dan.

Delegação brasileira no Honbu (Alfredo Aires, Petrônio e Vinícius - ambos moram no Japão. Agachados: Hannah, sensei Sasaki, Chinzô e eu)

Confraternização no Honbu Dojo (Hannah, Chinzô, Petrônio e eu)

3 comentários:

Igor Pedreira disse...

Parabéns Jayme, só quem realmente gosta do verdadeiro karate sabe o que é aproveitar essa oportunidade que vocês tiveram. E parabéns para o Chinzo também pela graduação.
Osu

Ramon Martins disse...

Eita Jayme, isso sim que é aproveitar bem a vida.

Parabéns pela viagem e todo o aprendizado.

Um dia ainda vou pra lá.

Abc,

hannah aires disse...

Tá lindo o post!!!