Uma das coisas que mais me entristece quando viajo para treinar o Vitor Belfort, é quando lutadores de outras modalidades (wrestling, jiu jitsu, boxe, kyokushin, muay thay...) me dizem, depois de me verem treinando o Vitor: " karate é muito maneiro! Eu achava uma luta fraca..."
Fico triste não pelo elogio feito, claro. Isso me deixa bem satisfeito, e me dá a sensação de um trabalho bem feito. Mas o que me deixa arrasado é a segunda parte da frase. "eu achava karate uma luta fraca"
Ele não dizem isso com desdém. É apenas uma declaração sincera de lutadores profissionais. Mas por que isso? Será que eu sou o único cara bom de karate? O único que eles acham bom, enquanto o resto é muito fraco?
Claro que não...
O grande problema é essa proliferação desenfreada de federações, associações e organizações que se apropriaram do nome karate. Com isso, criaram-se aberrações: faixas preta que não sabem sequer dar um soco; campeões mundiais que não têm condições de trocar pancada com ninguém; pseudo mestres que pregam mentiras e ilusões.
Se esses lutadores tivessem a chance de ver uma competição com Fábio Simões, César Cabral, Rafael Moreira, Diego Andrade, Wagner Pereira, Zanca, Buzzi, Jean Laure, Ronaldier, Alecsandro Jobson, Vinícius Moreno, Chinzô Machida, Helton Aragão, e tantos outros feras de kumite, com certeza não achariam o karate uma luta fraca. Há ainda muitos outros excelentes em outras organizações sérias que não conheço pessoalmente, mas que elevam o nome do karate. Só para citar alguns de outras federações que não o Tradicional e a JKA: Altamiro Cruz, Alex Piamonti, Shane Dorfmann...
O grande problema é que eles não têm como diferenciar esses grandes lutadores que citei acima, de outros medíocres que por vezes são os fundadores, presidentes e campeões de suas próprias organizações. Com isso o Shotokan fica cada vez mais desacreditado...
Resolvi então fazer um clipe com os golpes mais contundentes que já apliquei em competições - nenhum deles gerou desclassificação - para mostrar a esses meus amigos, e outros lutadores o que é uma competição de karate Shotokan.
Eu preferiria ter feito um clipe com imagens não só minhas, mas de todos esses que citei acima, e ainda Marcus Vinicius, Vinicio Antony, Niltao, Oswaldo Mendonça... mas infelizmente não possuo acervo de imagens desses lutadores.
OSS!
https://www.youtube.com/watch?v=NZjKo7euikM
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado Jaime
Como os demais da minha idade 43 anos, sempre vimos o Karate se destacar do kug fu ou boxe na modalidade luta em pé. Muito forte na modalidade tradicional e muito competitivo na modalidade esporte. Vejo pelo lado que se não houvesse a modalidade esporte, talvez nós não teríamos o prazer de conhecer a arte. Onde está o dayto-ryu ou o motobu-ryu ? somos agraciados por sensei tanaka, uriu, sagara e outros terem mostrado suas técnicas, agora cabe a nós, assim como sensei otsuka, oyama e o proprio giko, não criar outro estilo, mas aperfeiçoar e criar novas técnicas. Um forte Abraço, Estou em Manaus, precisamos de seminários aqui na região, espero contar com os senhores, Eduardo 92 -98149-7724
Postar um comentário