segunda-feira, 11 de setembro de 2017

XXIX Campeonato Brasileiro de Karate-dô Tradicional

Kumite individual masculino

Enbu misto

Kata por equipes masculino 

Fukugo


Kata por equipes

** Informações e fotos gentilmente cedidas por Martinna Rey (BA) e César Cabral (SP)

Aconteceu, nos dias 07, 08 e 09 de setembro, o vigésimo-nono campeonato brasileiro de karate-dô Tradicional, na cidade de Salvador, BA.

O evento contou com a presença de mestres como Yoshizo Machida e Ugo Arrigoni, Gilberto Gaertner (PR) e Sérgio Bastos (BA)

A competição estava lotada, como sempre, e os melhores atletas do Brasil estavam presentes.

FEMININO
 No feminino, a Bahia levou o título em todas as categorias!
No kata por equipes, conquistaram o título deixando as gaúchas, campeãs brasileiras de 2016, e atuais campeãs brasileiras JKA em segundo lugar.

No kumite por equipes, a equipe formada por Lelia Pires, Martinna Rey e Letícia Aragão e Joana Andrade derrotou a forte equipe paranaense na final.

No kata individual, Letícia Aragão (BA), atleta da Seleção Brasileira JKA e Tradicional, venceu a atual campea brasileira e sulamericana JKA, Manuela Spessatto, com um Gojushiho Dai fantástico.

No fukugo, o título ficou na Bahia através de Martinna Rey, que é considerada a atleta que melhor faz o kitei kata em nosso país (entre homens e mulheres). Na final, venceu a gaúcha Manuela Spessatto.

No kumite individual, a grande lutadora Jamilly Farias (BA), considerada por muitos como uma das maiores estrategistas do kumite feminino, conquistou o título pela terceira vez (2013, 2014 e 2017). Na semi, ela passou pela atleta Ana Cherly (CE). Do outro lado da chave, Letícia Aragão vencia a conterrânea Martinna Rey. Na grande final, duas baianas se enfrentando pelo título. A campeã panamericana de 2013 levou a melhor.


MASCULINO

Entre os homens disputas muito acirradas entre os melhores atletas do Brasil.
No kata por equipes a Bahia ficou com o título depois de 13 anos!
No kumite por equipes, o Rio de Janeiro passou pela forte equipe do Mato Grosso. Na outra semi, Bahia e Rio Grande do Sul. Empurrada pela torcida, a equipe da casa passou para a grande final. Reeditando a final de 1996, no campeonato brasileiro realizado também em Salvador, Rio e Bahia repetiram o resultado de 11 anos atrás: Rio de Janeiro campeão.

No kata individual, o ouro ficou na Bahia mesmo - o estado com o maior número de títulos de kata individual da história do Tradicional. Allan Araújo venceu, deixando o também baiano Dallison Conceição com a prata e o veterano Vladimir Zanca com o bronze.

No fukugo, a lenda Vladimir Zanca (MT), continua mostrando que o tempo parece não passar para ele. Único remanescente em atividade da primeira Seleção Brasileira Tradicional (1991), o super veterano de 47 anos ficou com o título da categoria pela quinta vez! Na final, venceu o campeão de kata, Allan Araújo (BA)

No kumite individual, mais Bahia.
Alfredo Gamas, campeão brasileiro de kumite individual em 2008, passou para a final vencendo o atual campeão panamericano Tradicional César Cabral (SP). Na outra semi, Vinícius Moreno (MT), bicampeão panamericano Tradicional (2011 e 2013) venceu o campeão brasileiro de kumite individual de 2007, Tiago Santana (BA)
Para se ter uma ideia do nível da competição, entre os quatro primeiros colocados havia dois campeões brasileiros de kumite individual e dois campeões panamericanos de kumite individual.
Na grande final, Alfredo Gamas usou de sua experiência para vencer Vinícius Moreno, que, mesmo depois de três anos sem competir, mostrou que continua entre os melhores do Brasil.

Parabéns a todos os atletas que transformaram essa competição em um grande sucesso!

OSS


RESULTADOS

Feminino

- Kata por equipes: 1) BA / 2) RS / 3) MT

- Kumite por equipes: 1) BA / 2) PR / 3) RS

- Kata individual: 1) Letícia Aragão (BA) / 2) Manuela Spessatto (RS) / 3) Martinna Rey (BA)

- Fukugo: 1) Martinna Rey (BA) / 2) Manuela Spessatto (RS) / 3) Suellen Souza (PR) - 3) Letícia Aragão (BA)

- Kumite individual: 1) Jamilly Farias (BA) / 2) Letícia Aragão (BA) / 3) Martinna Rey (BA) - 3) Ana Cherly (CE)

* Atleta-destaque: Letícia Aragão (BA)

Masculino

- Kata por equipes: 1) BA / 2) MT / 3) RS

- Kumite por equipes: 1) RJ / 2) BA / 3) RS - 3) MT

- Kata individual: 1) Allan Araújo (BA) / 2) Dallison Conceição (BA) / 3) Vladimir Zanca (MT)

- Fukugo: 1) Vladimir Zanca (MT) / 2) Allan Araújo (BA) / 3) Joel Araújo (PR) - 3) FRank Manera (RS)

- Kumite individual: 1) Alfredo Gamas (BA) / 2) Vinícius Moreno (MT) / 3) Tiago Santana (BA) - 3) César Cabral (SP)

* Atleta-destaque: Allan Araújo (BA)

Um comentário:

Eduardo santos disse...

Jayme San, ótima matéria como sempre e me fez sentir mais novo tive o prazer de estar nestas duas conquistas 1996 e 2017 devo acrescentar que neste longo interstício de"21" anos Bahia e Rio não se encontraram em finais e para a felicidade dos Cariocas, vencemos.
individualmente não levei vantagens perdi a disputa de máster para o competente Elias.
Salve a bahia otimos atletas pessoas Melhores ainda...

Oss!