segunda-feira, 1 de novembro de 2021
Bushido - o caminho do guerreiro
Com uma rápida pesquisa você pode encontrar a definição de BUSHIDO.
Começa com a tradução: "caminho do guerreiro".
Facilmente você encontrará uma série de qualidades que um samurai do Japão feudal deveria ter. Era um código de ética, não escrito, que regia a sociedade dos guerreiros mediavais no Japão antigo.
Mas o que, de fato é o Bushido?
Longe de mim querer ter a definição, a palavra final sobre o assunto. No vídeo dessa semana, apenas exponho minha opinião de como esse código de conduta não escrito se aplica nas artes marciais tradicionais japonesas, em especial o karate-do.
Na verdade conto como pratico o Bushido na minha vida, através dos treinos de karate.
Para mim, arte marcial sem Bushido é algo incompleto. Porque sem visar a evolução diária, o trabalho duro para tentar se tornar uma pessoa melhor, qual o sentido?
Não é fácil tentar seguir o caminho. Nada é fácil, na verdade, quando se fala de karate-do.
Quem quer facilidade, dificilmente vai procurar o karate, vais se apaixonar por essa arte ao complexa, e vai treinar anos a fio em busca da evolução técnica e física.
Se o Bushido fosse um código fácil de ser seguido, não teria tanto valor, não seria reservado à exclusiva casta dos samurais. Era difícil, e segue muito difícil até hoje.
Mas é a busca por viver dentro desse código, devidamente adaptado às realidades dos tempos atuais, que promove a evolução como um todo.
OSS!
https://www.youtube.com/watch?v=0ofgZnm9mgU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário