Na luta principal do UFC 140, realizado em Toronto, Canadá, na noite desse sábado (20/12), Lyoto Machida foi derrotado pelo campeão, Jon Jones.
No primeiro round, Jon Jones chegou com sua marca registrada: a postura discutível frente aos adversários, fazendo brincadeiras e chegando mesmo a ficar agachado, com as mãos no chão, diante do oponente. Mas, para surpresa do campeão, Lyoto demonstrou domínio do octagon, escapando de todos os ataques do americano, e conseguindo encaixar alguns golpes. Em um deai, Lyoto acertou com força o rosto de Jones, que chegou a cambalear para trás, enquanto o carateca tentava uma sequência de socos, sem sucesso.
No primeiro round, Lyoto venceu por uma ligeira vantagem, deixando seus fãs animados e esperançosos.
Mas no segundo round, Jon Jones mostrou porque, além de ser o atual campeão, é considerado um fenômeno, um lutador praticamente imbatível.
Ele voltou muito melhor do que no primeiro assalto. Desde os primeiros segundos teve o controle do octagon, e literalmente caçou o brasileiro. Com um swing (soco semi-circular de cima para baixo) que pegou com força, ele balançou Machida, e conseguiu clinchar, levando o brasileiro para o chão com uma bela queda. Aí, Jones estava em seu melhor elemento.
Com uma única cotovelada, o americano abriu um corte feio na testa do carateca, que mesmo ferido e sangrando muito, consegui se levantar. O árbitro interrompeu a luta para que o médico visse a gravidade do corte, e logo reiniciou o combate, partindo novamente do clinche.
Os dois se afastaram, e logo em seguida Jones entrou com um cruzado de esquerda, que pegou em cheio enquanto Lyoto entrava junto tentando o deai.
Machida caiu, e imediatamente Jones o pegou na guilhotina. Lyoto levantou-se de imediato, e tentou se livrar da pegada do adversário, em vão. Jon Jones estava firme no estrangulamento, e o guerreiro brasileiro não bateu, não desistiu.
Lyoto foi finalizado de pé, e quando o árbitro parou a luta (tarde demais), ele caiu desacordado no chão do octagon.
Para os fãs e amigos de Lyoto, fica a tristeza de vê-lo cair, ser derrotado de forma tão dura; por outro lado, fica o orgulho de tê-lo visto vencer o primeiro round, e ser guerreiro até o fim, não desistindo nem quando tudo já estava perdido.
Parabéns ao campeão Jon Jones, que com sua técnica completa e extrema calma dentro do octagon, dificilmente vai ser derrotado.
Parabéns também a Lyoto, por mais uma vez ter representado tão bem seu país, sua família e toda a comunidade do karate Tradicional / JKA.
OSS.
3 comentários:
Uma triste derrota, uma vez que todos ficamos esperançosos no primeiro round! Principalmente quando vimos Lyoto golpear Jon Jones e este literalmente cambalear no octogon. Realmente, nas palavras do sensey Jayme "fica o orgulho de tê-lo visto vencer o primeiro round, e ser guerreiro até o fim, não desistindo nem quando tudo já estava perdido" para quem é guerreiro isso é o que importa de verdade!!! Parabéns a Lyoto e Jon jones!
OSS!!!
Aos que perguntavam o que esperava dessa luta (sou ave rara de tradicional por aqui), eu dizia que estava apreensivo, pois não era o momento para o Lyoto encarar a fera. Não do ponto de vista técnico mas pelos mesmos motivos que vc comentou sobre o domínio e tranquilidade no koto (atualmente sobrando no Jones). Na minha opinião ele deveria ter feito algumas lutas antes de partir para o Jones.
Mas, como a única opinião que vale é a do Mr. White, ele resolveu jogá-lo na fogueira (talvez porque não havia outro com disposição). O resultado, portanto, não me surpreendeu, já que, como todos concordam, o Jones é um fenômeno. Será difícil de ser vencido, mas não impossível. O Lyoto mostrou que há um caminho. Infelizmente não foi dessa vez.
Torço agora para que ele se recupere e siga em frente. Perdeu a batalha, mas não a guerra. Vida de campeão.
Postar um comentário