quinta-feira, 13 de agosto de 2020

ZANCHIN


Para quem leu a  matéria nesse blog sobre kyo ou assistiu ao vídeo no youtube, o assunto de agora soará familiar.
Zanchin é o estado de atenção, exatamente o oposto do kyo (desatenção).
O kyo é algo indesejado, que devemos lutar para não apresentarmos durante qualquer luta. O zanchin é o extremo oposto. Devemos tentar nos condicionar para estar sempre atentos, sempre prontos para responder ao adversário - seja atacando, defendendo ou nos afastando.

É, de fato, muito difícil se manter atento 100 % do tempo em uma luta, seja dentro de uma academia ou em um koto de competição. Mas é possível se treinar esse estado de zanchin, para que você crie uma espécie de "chave", que quando você aciona, consegue ficar atento e focado até o momento qem que desliga a "chave".

Um exemplo prático: o hajime pode ser uma chave. Até escutar o yame, você se manterá 100 % concentrado e atento.
Fazendo uma comparação, seria quase como uma hipnose, uma palavra-chave que sirva para conectar seu cérebro à luta, ao seu adversário, e se desligar de todo o resto. É afunilar o seu foco, estreitar sua mente para que toda a sua atenção seja convergida em um foco único: seu adversário.

Nosso cérebro é poderoso, e se conseguirmos nos treinar para afunilar nosso foco, será uma arma poderosa para utilizarmos em um combate.

E, da mesma forma que condicionamos nosso corpo a fazer os golpes sem que precisemos pensar nas técnicas, acredito que podemos condicionar nosso cérebro para que possamos estreitar nosso foco, manter o zanchin durante todo o combate, sem ter que pensar nisso.

No link abaixo, vídeo no youtube com exemplos de treinos que faço para lapidar e melhorar meu zanchin.


Nenhum comentário: