domingo, 9 de maio de 2010

Lyoto vs Shogun 2

Essa é a imagem que sempre ficará, independente do que acontecer


Lyoto Machida perdeu. Finalmente, depois de 17 lutas duríssimas de MMA contra os melhores atletas do mundo (BJ Penn, Rich Franklin, Tito Ortiz, Tiago Silva, Rashad Evans, e até o próprio Shogun), ele perdeu.
Foram 16 vitórias consecutivas antes dessa primeira derrota. Um cartel para ninguém botar defeito.
A luta em si foi muito ruim para o carateca. Shogum estava muito bem, e Shogum bem é sinônimo de lutador fenomenal. Ele conseguiu dominar a distância e o tempo, e pegou Machida logo no começo do primeiro assalto.
De cara, Shogun entrou com uma canelada e foi recebido por um deai que pegou, mas não em cheio. Logo depois o curitibano veio para cima, e Machida saiu, rápido e consciente como sempre. Parecia que seria outra luta-xadrez, onde os dois pensariam muito antes de agir, e que seriam precisos alguns rounds para a luta se definir.
Mas Shogun decidiu não seguir o script, e acertou um direto que abalou o carateca, e fez com que cambaleasse. Com o nariz sangrando, Lyoto ainda conseguiu uma bela queda, mas não foi efetivo no chão, apesar de ficar por cima.
Levantaram, e Lyoto atacou, sendo recebido por um cruzado que pegou resvalando em sua cabeça, mas que o jogou no chão. Shogun mergulhou socando, e não houve tempo para reação.
Lyoto Machida foi nocauteado.
Qual será que foi o erro do carateca? O que ele poderia ter feito na luta e nos treinamentos para obter um reultado diferente?
Ora, dizer que um atleta que teve 16 vitórias seguidas em quase dez anos de carreira está errando nos treinamentos? Dizer que ele usou a estratégia errada, mesmo ela tendo dado certo contra tantos oponentes de peso?
Lyoto não errou, Shogun é que acertou.
Shogun foi melhor, venceu por méritos dele, e não por demérito de Machida.
Luta é assim, alguém tem que perder, e quando são dois lutadores de nível tão alto quanto Lyoto e Shogun, tudo pode acontecer.

Não é só na vitória que se parabeniza. Não é só quando se vence que se é reconhecido.
Lyoto, mais uma vez você mostrou o seu valor, mesmo na derrota. É claro que será duro superar essa derrota, ainda mais para alguém que está invicto desde 2001, tanto em competições de karate quanto no MMA (campeão brasileiro e panamericano 2001, campeão Norte-Nordeste 2005), mas ele usará essa pedra no caminho para subir ainda mais.
OSS!

6 comentários:

Paulo Bartolo Karate disse...

Parabéns Jayme pelas considerações cada vez mais profissionais e precisas sobre o seu ponto de vista. Lyoto não deve se abater com a derrota pois em casa ele aprendeu isso. Cabeça para cima e trabalho é o que esperamos de nosso grande campeão e representante da escola JKA do Brasil.
Paulo Bartolo

Luís Eduardo disse...

É isso aí, bola pra cima!! Não podemos desvalorizar nosso campeão por causa de 1 derrota!! É nessas horas que os grandes homens aparecem, e tenho certeza que Lyoto Machida é um deles!! Força Lyoto estamos contigo!! Oss!!

Pedro disse...

Muito bom, concordo com tudo.
Parabéns Jayme o blogger está muito bom!

Unknown disse...

Concordo. Não foi erro do Lyoto, e sim acerto do Shogun. São dois fenômenos da luta e alguém tinha que perder. Parabéns Lyoto pela carreira impecável, e parabéns Shogun pelo merecido título. OSS!!!

Unknown disse...

Ótimos comentários, totalmente equilibrados. Parabéns!

Unknown disse...

Olha sou fãn do Lyoto também, torço muito por ele, acho que nessa categoria tanto Lyoto como Shogun dominam, não tem para ninguém, mas o seguinte. O Shogun não esta tão bem assim, aqui em Curitiba td mundo sabia da sua cirurgia de apêndice, semanas antes da luta e que ele estava com lesão nas costas e no joelho e que ia entrar para definir a luta até o terceiro round e foi o que ele fez, não deu tempo para o Lyoto pensar. Mas como disse, são os 2 melhores do mundo no momento neste peso na minha opinião. E me desculpe de novo, mas o Lyoto pode ter como a primeira arte dele o Karate, mas hoje ele é um lutador de MMA e no MMA atual isso não existe, Lyoto é preta de jiu, tem muita noção de boxe, muay thai e queda, como um lutador que acompanha a evolução do vale tudo tem que ser, já foi a época disso, hoje tem que ser completo é com ctz é ai que esta a diferença dos TOPS na minha opinião, quem consegue ter uma media alta na maioria das modalidades leva vantagem. Mas é isso ai Lyoto é um grande atleta e muito mas que isso uma grande pessoa, muita sorte pra ele e que volte com tudo. Abraxxx