quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Hansoku: derrota dupla

Hansoku: desclassificação do atleta. Vitória do outro, e fim de luta.
A desclassificação pode ocorrer por diferentes motivos, entre os quais excesso de contato, bater após o árbitro mandar parar a luta (yame), sair três vezes do kotô (nas regras JKA), desrespeito ao árbitro ou ao adversário.
Na minha visão, hansoku por excesso de contato é uma derrota dupla. Ninguém sai ganhando com essa desclassificação. Quem gostaria de vencer assim, apanhando? Ou perder assim, batendo?
O controle dentro das regras do karate Tradicional ou JKA é parte integrante da filosofia das competições, e deve ser respeitado. É claro que pode bater, dentro de um limite, e é claro que acidentes acontecem. Mas já vi muitas vezes atletas forçarem essa desclassificação. E isso dos dois lados da moeda.
Parece mentira, mas já vi atletas que literalmente dão a cara para bater, na tentativa de forçar uma desclassificação do outro. Ou ainda fingem que o golpe foi mais forte do que na verdade foi, para vencerem. Para mim, isso é confessar inferioridade, como se fosse um atestado de que se é mais fraco do que o outro. É deixar o medo falar mais alto, e tentar usar de subterfúgios para vencer a qualquer custo. É, na verdade, lutar sem um pingo de honra.
Do outro lado, já vi lutadores que batem de propósito, não com o intuito de fazerem pontos, tentar vencer a luta, mas simplesmente para machucarem o oponente, muitas vezes desejando uma desclassificação. Por exemplo, já vi atletas que levaram um wazari, e sentiram que não teriam condições de virar a luta, e simplesmente bateram “para não perder”. Ah, sim, porque para certos atletas, perder de hansoku, machucando o oponente, não é perder.
Que besteira...
Se um lutador quiser sair na porrada com outro, bater de verdade, para nocautear, que avise ao adversário. Convide-o para uma luta de jiu kumite dentro da academia, e se ele aceitar, ótimo, façam o que quiserem. Agora, inscrever-se em uma competição, fazer um juramento do atleta afirmando que promete competir respeitando as regras, etc, etc, e depois enfiar a mão no adversário, é covardia. É claro que não estou falando de golpes bem aplicados, que às vezes acontecem de serem muito fortes, e levarem até mesmo ao nocaute. Falo dos golpes sujos, de deixar bater em baixo para afundar a mão em cima, de bater depois do yame. Falo dos golpes mau-intencionados.
Ter coragem é entrar para vencer, nos pontos, fazendo wazari ou ipon.
OSS!

2 comentários:

Willians disse...

Lutas limpas sempre! Afinal, o melhor do karate não é vencer ou ser vencido mas sim vencer e superar a si próprio!

MarceloSobreiro disse...

Rafael Aghayev X Dona?