quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Kizami zuki





Quem já me viu lutando sabe que uma das minhas principais armas atualmente é o kizami tsuki (soco com a mão da frente).
Sempre acreditei que esse golpe poderia ser uma arma poderosa, caso aplicado com a técnica correta. Diferentemente de outras lutas, o kizami tsuki não é aplicado apenas com o braço, para fintar ou medir a distância; em vez disso, deve ser aplicado com o deslocamento de todo o corpo, e utilizado como um golpe que pode definir uma luta, não só por pontos, mas na vida real.
Mesmo treinando constantemente, ainda falta muito para chegar ao nível de maestria nesse golpe. Nos links abaixo, três kizamis que, a meu ver, são o exemplo exato do potencial desse golpe.
São três lutadores exímios, no ápice de suas formas físicas e técnicas:
1) Justo Gomes, argentino, maior campeão da história do karate Tradicional (ITKF)
http://www.youtube.com/watch?v=gPozg0HKevE&feature=related
2) Frank Brennan, inglês, considerado por muitos como o maior lutador britânico de todos os tempos, e um dos maiores atletas da JKA.
http://www.youtube.com/watch?v=UjDgg_npiQM&feature=related
3) Shane Dorfman, sul-africano, atleta de sucesso do Karate no Michi (organização com regras iguais às da JKA, criada pelo sensei Yahara)
http://www.youtube.com/watch?v=LRRUzWhTAHg

OSS.

6 comentários:

Unknown disse...

Kizami sempre é uma ótima opção de tsuzi!

Oss!

Dana Black disse...

ola eu vim fazer um pedido , se voce poderia divulgar o meu site no seu blogspot , infelismente nao dar para colocar html no comentario

se voce estiver interesado fala comigo pelo meu email :Igorxd12@hotmail.com , se tiver , mande seu html pelo meu email

aguardando sua resposta

OSS

Eduardo santos disse...

Como escrevi em email lhe enviado...

" Quem sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição."

Reconhecer, limites, inteligência e perfeição ... Ter a coragem de fazer, ir em frente. Usando essas valências Humanas só encontrado nos vencedores, faz de Você um dos melhores, inclusive no uso do Kizami, ao qual sou um "devoto" de longa data, e uma grande pessoa . Não poderia deixar Vc. fora desta, esta comigo Também em meu exame para quinto Grau pois Hoje não só para mim, mas para o mundo das Artes marciais vc. é uma referência.

Oss!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OSS!
Treino numa academia filiada a FPKT. Lá me ensinam que o kizami-zuki termina com o corpo de frente em relação ao adversário, mas em todo lugar vejo lateralmente. Poderia me esclarecer?
OSS!

Jayme Sandall disse...

Felipe Rizzo, da forma como aprendi, treino e ensino, o kizami termina de lado. No momento do impacto, eu projeto o quadril de lado, para aumentar a força do golpe. Além disso, já fico preparado para emendar com um gyako. OSS!