terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jon Jones vs Lyoto Machida

Lyoto recebendo instruções de Paulo Afonso









Chinzô Machida comandando os treinos de seu irmão




* Todas as fotos tiradas por Sydney Oliveira


No próximo dia 10 (sábado), a partir da meia noite (horário de Brasília), será realizado o UFC 140, na cidade de Toronto, Canadá.
Na luta principal da noite, Jon "Bones" Jones colocará o cinturão dos meio-pesados em disputa contra o nosso carateca Lyoto Machida.
Esse será, sem dúvida, o maior desafio da carreira do brasileiro.
Jones é uma fenômeno, um atleta que teve ascensão meteórica em um esporte de altíssimo grau de dificuldade e competitividade. Além de ter uma trocação de primeira linha, e um domínio no chão invejável, o americano tem uma qualidade inerente aos grandes lutadores: a frieza.
A exemplo de Anderson Silva (que muitas pessoas gostam de comparar com "Bones"), Jon Jones é um lutador calmo, frio, que calcula todos os seus movimentos na luta, sem se deixar levar pelo nervosismo, ansiedade, medo ou raiva.

Digo por experiência própria que esses são os piores adversários a se enfrentar.
Quando luto em alguma competição, não temo o adversário que faz cara feia, rosna, bate nos outros. Não temo aquele que vem com tudo, que luta partindo para cima cheio de vontade. Tenho receio, isso sim, daqueles que entram sorrindo, sem um pingo de emoção aparente, e que na luta se comportam como se estivessem em qualquer lugar, menos em um koto de competição.
O fenômeno Cristian Salvemini (Argentina), é um exemplo de lutador calmo e tranquilo. Não à toa ele tem 10 títulos sulamericanos...
Voltando à luta que interessa: Jon Jones, com sua calma e sua extrema confiança, aliadas à técnica completa, é um cara quase imbatível.

Quase...

Se há alguém com totais chances de vencer o atual campeão dos meio-pesados, é Lyoto Machida.
Isso porque acredito que a maior vantagem de Jones, sua confiança, pode também ser sua maior fraqueza.
Caso ele entre muito relaxado - como faz normalmente - pode ser um prato cheio para o deai (golpe de encontro) de Machida. Basta ele dar uma daquelas entradas sem muito objetivo que de vez em quando solta nas lutas. Se Lyoto estiver com o gatilho do gyako tsuki armado, pode ser fatal...
Além disso, temos que ver que Lyoto é difícil de ser pego, seja em cima seja com quedas. Então fica a pergunta para o córner do americano: qual será a sua estratégia? Se partir para cima, vai ser difícil pegar Lyoto, e se ficar esperando, bem, Machida é bem mais rápido e seus ataques são muito perigosos.
Sem querer ficar em cima do muro, e tentando não ser parcial (o que é impossível), acho que vai dar Lyoto.
De qualquer forma, vale a pena assistir a essa que, sem dúvida - e com o resultado que der - será uma grande batalha.
OSS!




** No link, o conselho de Vitor Belfort para Lyoto:

http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2011/12/belfort-aconselha-lyoto-machida-para-derrotar-jon-jones-usa-o-karate.html

Um comentário:

Willians disse...

Essa luta vai ser tensa... Força Lyoto!!!