quarta-feira, 7 de novembro de 2012

I Campeonato Mundial de karate - Paris 1972






Uma raridade de valor inestimável foi postada no YOUTUBE recentemente.
O professor Roberto Sant'Anna (SP), gentilmente me encaminhou o link pelo facebook.
No link, o primeiro campeonato mundial de karate a ser realizado, muito antes da divisão que enfraqueceu a nossa arte marcial e nos relegou a segundo plano diante de muitas outras lutas.
Em 1972, o karate era uma das lutas mais conhecidas, respeitadas e praticadas do mundo. E foi exatamente nesse ano, nesse primeiro mundial, que um brasileiro brilhou: o sensei Tasuke Watanabe sagrou-se campeão de kumite individual, vencendo 8 oponentes por ipon (sejas ipon direto ou dois wazari - feito esse registrado no Guiness Book).

O outro brasileiro que lutou o individual (eram duas vagas por país), foi o grande Denílson Caribé, que, segundo me contou o próprio Watanabe, lutou muitíssimo bem, tendo perdido na terceira rodada, de forma polêmica.
A cidade de Paris presenciou o feito histórico de um brasileiro.
Nesse blog, já há o relato completo desse mundial, além de fotos de jornais da época sobre a nossa delegação. Mas é a primeira vez que vejo as imagens com meus próprios olhos.

Vale conferir as imagens, que mesmo antigas estão com uma qualidade impressionante, e que são o retrato da História do karate.
OSS!


http://www.dailymotion.com/video/xtu9g4_championnats-du-monde-de-karate-1972-paris_sport

2 comentários:

Katsumoto's Karate do disse...

Jaime, se nao me engano foi o Denilson Caribe que esta ali no Video, nao o Dorival. Merece uma investigacao melhor, pergunte ao Sensei Ugo.

Jayme Sandall disse...

Pode ser. Sensei Watanabe tinha me dito, mas honestamente acho que posso ter me enganado. Vou perguntar ao Ugo. Obrigado mais uma vez pelo vídeo! OSS!