sábado, 4 de outubro de 2014

Mundial JKA - 10 anos depois






A exatos 10 anos eu ia ao meu primeiro Campeonato Mundial da JKA. O local: a Budokan, o palácio das artes marciais, em Tóquio..
Dez anos depois, o mundial volta ao Japão, pela primeira vez, depois de passar pela Austrália (2006) e Tailândia (2011).
Nesses dez anos vivi um pouco de tudo dentro do karate: disputei muitas competições: regionais, interestaduais, brasileiros, 7 sulamericanos, 2 panamericanos, 2 mundiais da JKA e 1 do Tradicional. Em 2004, eu viajava como novato, hoje, volto à terra do sol nascente como veterano.
Olhando para trás, para esses últimos dez anos, fico muito feliz ao ver tudo o que conquistei, e principalmente o que aprendi.
É inevitável fazer uma reflexão sobre essa década, voltando ao Japão. Consegui me manter na Seleção da JKA durante todo esse tempo, e entrei na Seleção Tradicional, em 2011. Vi muitos excelentes lutadores se aposentando, outros tantos surgindo. Ganhei e perdi mais vezes do que poderia imaginar.
Triste, percebo que provavelmente não terei mais 10 anos pela frente como atleta. O que me resta é tentar aproveitar o tempo que tenho ao máximo, sugando dos técnicos, aprendendo com meus companheiros.
Mais do que tudo, a Seleção é a grande oportunidade de treinar com os maiores atletas do Brasil.

Além de mim, outros atletas que estiveram no Mundial de 2004 e retornam agora, para disputar 10 anos depois: Wagner Pereira (SP), Fábio Simões (SP), Rogério Higashizima (SP) e Take Machida (PA)
OSS!

Um comentário:

Ronald disse...

Coisa para poucos. Parabéns e que tudo dê certo mais uma vez!