domingo, 22 de fevereiro de 2015

Doping

O mundo das artes marciais está às voltas com a notícia bombástica do doping do maior lutdor de MMA de todos os tempos.
Anderson Silva foi flagrado em dois exames de urina realizados antes e no dia da luta, respectivamente, contra Nick Diaz, em sua volta ao octógono após mais de um ano parado.
Ele nega, mas os resultados indicam a presença de esteróides anabolizantes em sua urina, substâncias que aumentam a força, a velocidade, a potência dos golpes e o condicionamento físico.
Se ele usou ou não, não podemos dizer com certeza. É inocente até que a comissão atlética decida o caso.

O fato é que o uso desse tipo de substância é uma grande trapaça. O atleta que se utiliza desses artifícios para aumentar sua performance, ganhando assim uma vantagem sobre seus adversários, é um trapaceiro.
Nos esportes amadores, como o Karate, isso é ainda mais sério. Sem um controle anti-doping, ficamos à mercê da honestidade dos lutadores. E sabemos que infelizmente nem todos são honestos...

Eu mesmo já lutei com um ou outro lutador que desconfiei que poderia estar usando algum tipo de anabolizante. A mudança física, a força dos golpes, a explosão muscular acima da média... fiquei desconfiado, mas jamais poderei afirmar nada, porque sem um teste anti-doping, qualquer acusação seria leviana e errada.
Depois que o UFC passou a fazer testes sem avisar aos lutadores, em datas longe de lutas, muitos tem sido pegos.

Independente de certezas sobre quem usa ou não, uma coisa é certa: o lutador de karate que usa qualquer tipo de doping para aumentar suas chances de vitória, está indo de encontro ao Dojo Kun (as regras de conduta), e deveria devolver todas as medalhas e troféus que ganhou enquanto usava tais substâncias. Esses títulos não valem nada, pois foram conquistados de forma desonesta.
Qualquer atleta deveria fazer o mesmo.

Há não muito tempo, o maior ícone do ciclismo mundial, o maior vencedor da Volta da França, o americano Lance Armstrong, depois de muitos anos sendo pego no doping, e se livrando depois, com processos judiciais e muitas mentiras, foi apanhado de vez, e banido do esporte. Ele decididu então confessar que SEMPRE tinha feito uso das substâncias proibidas. Resultado: perdeu todos os títulos que conquistou, perdeu seus patrocínios, perdeu a credibilidade de uma legião de fãs.

Acredito que antes de qualquer atleta pensar em vitórias a qualquer custo, deveria pesar o fato de que vencer trapaceando não tem brilho, e que ao ser pego, você suja sua história. E mesmo aqueles que jamais foram pegos, vão ter que passar o resto das vidas assombrados por suas próprias consciências, pesadas pela trapaça.
OSS

Nenhum comentário: