sábado, 11 de abril de 2015

Jutsu - A Arte Oculta no Karate


Conheci o sensei Vinicio Antony desde quando entrei no karate, em 1993. Na época, ele era o maior atleta brasileiro do karate Tradicional - e um dos maiores do mundo.
Em 1998, entrei na seleção carioca Tradicional, e fui ao meu primeiro campeonato brasileiro, em Goiânia. Por ironia, esse foi exatamente o último brasileiro de Vinicio. Nessa competição, fiquei impressionado: Vinicio venceu kata individual, fuku-go, e ficou em terceiro no kumite individual, perdendo por muito pouco a semi-final com Lyoto Machida.
Foi, inegavelmente, o maior atleta que já vi competir.

Dez anos depois, em 2008, comecei a treinar com Vinicio. Para mim foi um divisor de águas. Comecei a enxergar o karate de forma diferente. A arte que eu praticava há tantos anos, ficava subitamente mais completa, mais abrangente, e ao meu ver mais efetiva em um combate real.

O que treinávamos quase diariamente nada mais era do que Karate Jutsu. essa arte tradicional, que estava esquecida, foi resgatada por Vinicio, que juntou ao seu vasto conhecimento de karate Shotokan, a maestria em Jiu Jitsu e Muay Thay, duas artes em que também é faixa preta.
O livro acima é a compilação de toda essa sistemática de treinos; é um livro que acrescentará a qualquer lutador elementos extremamente úteis, que farão com que seja mais completo.

Recomendo a leitura a todos aqueles que têm interesse nas artes marciais.
OSS!

Nenhum comentário: