sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O verdadeiro karate


Ao fazer parte da Seleção Brasileira, muito mais importante do que títulos ou medalhas, é o que se ganha em termos de conhecimento.

As experiências não tem preço, e o que se aprende é fantástico!

No sábado, um dia antes dos adultos competirem, tive a chance de conversar com o sensei Machida. Perguntei o que ele estava achando das disputas infanto-juvenis, e como ele estava vendo os lutadores brasileiros até então.

"Jayme, karate mesmo, para ser eficiente de verdade, tem que ter três coisas: kime, zanchin e relâmpago!"

Ele me explicou:
"Tem que ter kime. Golpe tem que ser forte, tem que ser golpe para derrubar mesmo, e não tocar. Na hora de finalizar o golpe, pode até segurar, para evitar ser desclassificado. Não precisa machucar adversário, mas o golpe tem que ser de verdade até a hora de frear.
Tem que ter zanchin, intenção de continuar depois do primeiro golpe. Não pode abandonar depois de fazer o ponto. Tem que continuar com a intenção, mesmo que não faça nada.
E tem que ter relâmpago. Golpe bem rápido, explodindo mesmo. Tem que ter esses três. Aqui, tenho visto muitos golpes tipo relâmpago. Mas não tem zanchin, nem kime, então não é karate mesmo.
Os brasileiros, a maioria tem kime, zanchin e relâmpago. Então, mesmo quando perde a luta, para mim o karate é melhor..."

Essa foi uma aula de karate, de luta, de competição que não tem preço.

O VERDADEIRO karate não tem nada a ver com federações, estilos, organizações ou regras de competição. É um karate que você treina, e que serve para tudo: luta dentro da academia, luta de competição e lutas reais (atualmente, o MMA).

No meu caso particular, o karate que eu treino diariamente serve para tudo. Os mesmos golpes que ensino para os meus alunos, são aqueles que eu treino para aplicar dentro da academia e nas competições. E são os mesmos golpes que ensino ao Vitor Belfort e outros lutadores profissionais que já treinaram comigo (Antoine Jaoude, Cézar Mutante, etc...). Para mim, não existe essa diferença: " isso é golpe de ponto. Isso é golpe de nocaute..."  Para mim é tudo golpe de karate. A única diferença é que dentro da academia seguramos o golpe totalmente; nas competições, seguramos um pouco; no mma, não seguramos nada.

OSS!!

Nenhum comentário: