domingo, 13 de maio de 2018

Vitor Belfort vs Lyoto Machida


Na noite de sábado (12 de maio de 2018), foi realizado o ufc 224, e no card principal a luta de Vitor Belfort e Lyoto Machida.
Essa foi a última luta da vitoriosa carreira de um dos pioneiros do UFC. Belfort, aluno da lenda Carlson Gracie, se despediu do octógono mais famoso do mundo com uma derrota por nocaute.
Isso em nada diminui a grandeza da carreira desse grande lutador, que ao longo de sua vitoriosa carreira conquistou o cinturão do UFC em dois pesos diferentes (pesado e meio pesado), e venceu lendas do esporte.

Lyoto andava em baixa na organização, vindo de uma série de derrotas. Estava afastado dos treinos de karate há muito tempo.
Aí entra em cena Vinicio Antony...
Eles começaram os treinamentos para a luta passada de Machida, na vitória por decisão dividida sobre Erik Anders.
Nessa luta já ficou clara a mudança de postura de Lyoto.
Desde o começo dos treinos Vinicio foi claro: Machida treinaria karate Shotokan, voltaria à sua origem, voltaria a treinar a luta que o lançou ao estrelato e que fez com que fosse campeão do UFC sem perder uma luta sequer.

Na luta contra Vítor, ficou evidente a postura de karate Shotokan. Mais do que isso: ficou evidente a estratégia montada por seu treinador.

Vinicio certamente treinou muito isso com Machida: "chute na linha de cintura algumas vezes. Faça ele se condicionar a defender embaixo. E então, na hora certa, chute no rosto!"
"Na hora certa"
Tempo. E distância.
A essência do Shotokan.
O cerne da nossa luta é exatamente esse. O todomewaza (técnica do golpe definitivo), é o grande diferencial do Shotokan. Não treinamos para a trocação franca, mas para golpes cirúrgicos, aplicados no tempo e distância exatos.

Parabéns a Vinicio - um dos melhores treinadores de mma que existe - por ter preparado Machida tão bem. E parabéns a Lyoto, que voltou ao karate e reencontrou o caminho das grandes vitórias.

Oss!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Importante não menosprezar o perdedor ao enaltecer o vencedor. Cada luta é diferente e mostra que todos os dois são competentes e preparados. Parabéns Jaime vc acertou no relato. Que essa luta mostre a todos a eficiência do Karate Shotokan e o valor do treinamento

Alberto Higino disse...

Perfeito esse texto, parabéns!

Juliano C. Pereira disse...

Bom texto curti