quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Karate fora das Olimpíadas de 2024


Não é novidade para ninguém que o karate foi uma das modalidades selecionada para participar das Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
Essa foi uma grande vitória da WKF (World Karate Federation), atualmente a maior organização de karate do mundo. Foi a coroação de décadas de dedicação e tentativas para entrar nos Jogos Olímpicos.

Entretanto, notícias recentes dizem que o karate não estará entre as modalidades olímpicas nos jogos de 2024, a serem realizados em Paris.
Esse foi um balde de água gelada nos milhares de praticantes filiados à WKF, espalhados ao redor do mundo. Segundo as informações do presidente da WKF, senhor António Espinós, depois dos jogos de Tóquio, o karate sai novamente do rol de esportes olímpicos.

Fica aqui uma pergunta: por quê?

O karate é um esporte muito difundido ao redor do mundo. Tem milhares de praticantes espalhados por praticamente todos os países do mundo. É mais popular do que o tae kwon do, a esgrima ou o tiro com arco, por exemplo.
Então, por que a demora em entrar nos jogos? E por que, após tantos anos de tentativas, o karate não fica em definitivo nas Olimpíadas?

Eu não sei a resposta. Mas posso tentar imaginar algumas razões e fazer algumas perguntas.

Será que, de alguma forma, isso tem a ver com a desunião histórica na nossa arte marcial?
Será que se fossemos todos unidos, sob uma mesma bandeira, já não estaríamos dentro dos Jogos Olímpicos?

O fato é que são organizações demais! Muitas mesmo, ao ponto de ter virado uma piada de mau gosto.
As siglas se confundem, se sobrepõem, se mesclam em uma salada de letras que nem os próprios praticantes sabem traduzir.
Fica difícil de explicar a um aluno que existem diversos estilos de karate, que dentro de cada estilo existem diferentes federações e organizações, e a qual você pertence.

Fica aqui a dúvida: será que se conseguíssemos, de alguma forma, nos unir, o COI não teria que finalmente admitir nossa arte marcial nos jogos?

Mas como unir algo que está cada vez mais desunido?

Com conversa, reuniões. Basicamente, com vontade política.

Se prestarmos bem atenção, dentro dessa infinidade de organizações, há um padrão básico: umas seguem a linha mais tradicional (regras de shobu ipon, proteção apenas de luvas e protetores de boca, maior rigor na marcação dos pontos, sem divisão de peso...); outras seguem uma linha mais esportiva (pontos múltiplos, uso de protetores de boca, luvas, protetor de tórax, caneleiras, com divisão de peso...)

Então, na verdade, não seria tão difífil unificar o karate em duas linhas principais: karate esportivo, e karate tradicional (* quando escrevo "tradicional" não estou me referindo a nenhuma federação. Apenas ao karate de regras mais próximas à forma como foi concebido)

Mas como unir essas duas formas em uma única competição?
Simples: mantenham-se as categorias de peso, na regra multi-ponto, com uso de protetores de tórax, caneleiras, luvas azuis e vermelhas, etc...
E incluiria-se a categoria absoluto, com regras Shobu Ipon, uso de luvas brancas, sem divisão de peso, etc...

Dessa forma, basicamente, estaria coberta a maior parte dos atletas de karate da atualidade.
E dessa forma, o karate ganharia mjuito mais força, porque seu número de atletas daria um salto, e não haveria mais brigas para atrasar o processo.

Será uma ideia impossível?

10 comentários:

Tiago Portas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Portas disse...

Oss Sensei. Concordo com o senhor, talvez até as luvas poderiam ser retiradas na modalidade tradicional, deixar exatamente como era nos primórdios. Faria até mais sentido, uma modalidade com proteções e mais segura, e outra sem proteções e mais realista. Oss!

Jayme Sandall disse...

Oss Tiago!

Helton disse...

Tremendo balde de aguá fria mesmo! Todavia, creio que o maior impasse numa competição que envolva os dois mais expressivas "estilos" é a questão da subjetividade do julgamento. Tanto no kata quanto no kumite. Qual regra prevaleceria para dizer se um golpe e um ippon, um wazari ou nenhum dos dois? Vamos ver o desenrolar dos próximos episodeep desta novela!

Helton disse...

*expressivos. *Episódios.

Jayme Sandall disse...

Com certeza seria difícil Helton. Seria até possível, se os comandantes esquecessem os egos, e fizessem comissões de arbitragem (uma para a regra multipontos, outra para shobu ipon). Mas é extremamnete difícil mesmo.

Unknown disse...

Oss. Parabéns pela matéria, sensei. Sou praticante do Karatê Tradicional da ITKF, já assisti vários vídeos seus. Creio que um passo importante foi dado em 2015 com a criação da UWK (Karatê Mundial Unificado), que organiza várias federações diferentes, dividindo as competições de Karatê em três vertentes: Tradicional, Geral(desportivo) e de Contato. Acredito que dessa forma contemple as várias visões do Karatê. Os problemas são: primeiro, que isso demorou para acontecer e, segundo, que a WKF (maior federação) corre por fora dessa linha. Se acontecesse uma união da WKF com a UWK seria fantástico(e, talvez, utópico). A WKF se encaixaria na vertente "Geral". Poderia juntar a outra federação do Kyokushin e entrar na vertente "de Contato" (já que apenas uma das federações do Kyokushin faz parte). A JKA poderia entrar na vertente "Tradicional", assim como já está a ITKF. A ISKF , do Hirokazu Kanazawa, poderia entrar na vertente "Geral" ou "Tradicional", por exemplo.

Jayme Sandall disse...

Esse seria o ideal! Mas concordo com você que isso demorou a acontecer. A wkf não se interessou em participar da uwk e a jka também não. .. mas seria a solução ideal. Abraço!

Mochileiro de Guanambi disse...

Porque no Japão se ver o mesmo atleta participar nas duas competições?só fora que tem isso ?
acredito que no Japão a uma clareza entre Escola e Federação. federação lá só tem uma, escola muitas, todas escolas são obrigatoriamente filiadas à única federação Nacional de Karatê do Japão, pelo menos são as informações que chegam a mim.

Samurai Club disse...

Existem vários estilos, várias federações. O karatê é um só! O motivo de estar fora de 2024 foi política. Eu e vários como praticantes temos a idéia de que o número de organizações que dificulta o processo, isso é um problema interno nosso. Como em um post acima diz "nem nós sabemos o significado das siglas WUKPXRS....." Nós nós nós autosabotamos.
Agora o motivo pelo qual o Karatê não é olímpico; é que o poder está na mão de uma pessoa só ou um país ! Pergunte pra um judoka ou tkd que são oldschool o antes e o depois da inserção. Em um pensamento distante pode se até acreditar que a WKF não queira que o Karatê seja incluído.