segunda-feira, 16 de setembro de 2019

400 lutas






Mesmo antes de lutar, eu era apaixonado pelo cartel de lutas dos boxeadores. Ficava impressionado com o número de vitórias e derrotas, número de nocautes, e lembro bem como fiquei absimado quando Julio César Chaves fez sua centésima luta de boxe.

Assim que comecei a competir no karate e fiz minha primeira luta - aos 18 anos, já na categoria adulto -, passei a anotar meu cartel. Acho que a hora que mais me dava satisfação, e talvez seja assim até hoje, seja quando chego em casa depois de uma competição e vou anotar meus números e atualizar meu cartel. No começo da minha carreira era bem fácil: era só acrescenter mais uma luta, mais uma derrota. Demorei pra começar a vencer...

Essa paixão se expandiu, e hoje eu faço o cartel de vários lutadores Na Seleção Brasileira JKA, por exemplo, tenho anotadas todas as lutas de todos os adultos, desde o ano 2000.

Quase 10 anos depois de fazer minha primeira luta - uma derrota -, eu chegava perto da luta de número 100. Que ansiedade! Aquele número tinha se tornado uma meta E, em 2004, em um campeonato estadual organizado pelo sensei Cadena, cheguei à minha centésima luta.
Dali para frente, passei a lutar mais, cresci muito e competia cada vez mais.
Demorei bem menos para chegar à luta 200, e menos ainda para fazer minha luta 300.
E agora, nesse campeonato brasileiro Tradicional de Cuiabá, no tablado suspenso e contra o Augusto Spessatto, fiz minha luta de número 400.

Imposível não passar um filme na minha cabeça.
Quantas competições, quantas lutas, quantas experiências eu tive ao longo desse caminho!

Tive a chance de lutar contra adversários que considero grandes karatecas, que tenho admiração imensa. Fabio Simões, Rafael Moreira, Wagner Pereira, Diego Andrade, César Cabral, Ricardo Buzzi, Vinícius Moreno, Ronaldier Nascimento, Chinzô Machida, Jean Laure, Vinícius Sant'Anna, Vladimir Zanca, Vinicio Antony... e tantos, tantos outros que se eu citasse um por um acabaria escrevendo um livro!

Passei por praticamente tudo dentro de um koto de competição. Já lutei em chão de cimento, madeira, tatame que se separava, tatame macio, duro, escorregadio e que agarrava o pé; já lutei sem luva e sem protetor de boca; já usei 7 tipos diferentes de luvas; lutei em 4 continentes, contra adversários de 17 países.
Ganhei, perdi, marquei ipon e senti o prazer absurdo de terminar a luta com um único golpe. Também já levei ipon, e senti a frustração imensa de perder com um único golpe...
Apanhei muito. Bati também. Já saí de um koto feliz, arrasado, com vontade de comemorar ou chorar, com sangue no rosto ou nas luvas.

Os títulos sempre foram muito importantes para mim. Claro. Luto sempre para ganhar. Mas me sentia realizado quando fazia todas as lutas possíveis em uma competição, quando voltava para casa e anotava  muitas lutas em meu cartel. Meu recorde pessoal foram 11 lutas em uma mesma competição (campeonato brasileiro Tradicional de 2013) E até hoje lembro o prazer que senti pensando: fiz 11 lutas!

Quando eu me aposentar, os títulos que ganhei serão sempre muito importantes e vão marcar a minha vida. Mas quero ser lembrado não como um campeão mas sim como um lutador, um atleta que jamais desistiu de lutar ou deixou qualquer fator externo impedir de lutar. Quero ser lembrado pelas minhas grandes lutas, e não pelos títulos.

Minha carreira de atleta já está na fase final. Mas ainda espero fazer muitas boas lutas contra grandes adversários.

OSS!

7 comentários:

Juliano C. Pereira disse...

Oss Parabéns Sensei por ter atingido tantas conquistas e um nível técnico tão grande, Nunca irei me esquecer como fiquei abismado com a diferença de poder que havia entre 2 adultos quando treinei contigo. Fiquei profundamente entristecido como um homem poderia ser tão indefeso contra outro. Hoje consigo entender que seu esforço construiu esse abismo de diferença. Tem minha admiração e imenso respeito Oss.

Unknown disse...

Ė um monstro! Construiu toda linda carreira c seu esforço e dedicação, treinando sozinho nas escadas do prédio do BARRA Sul e no bosque do mesmo condomínio! Tenho muito orgulho de ver onde vc chegou e encho p falar: Ele é meu Irmão... Só isso! 🙌🙌🙏

Arita disse...

Exemplo de pessoa, de karateka , de amigo!!! Grande defensor do verdadeiro karatê.
Te admiro.
Osu

Unknown disse...

Samurai dos tempos modernos , vc tem meu respeito e admiração , competir ao seu lado sempre um grande prazer , conviver grandes aprendizados, lutar muita evolução....Oss!!!

Jayme Sandall disse...

Obrigado!!!!

Manuela Spessatto disse...

Nossa que matéria!!! Com certeza vc jamais será esquecido, e muitos falarão seu nome como uma das maiores referências no tatame!! Obs.: Difícil ver essa luta de nº 400, ver o maninho crescendo e indo com um ídolo não eh fácil!!!

Unknown disse...

Grande mestre eu conhecia de nome,mas vi pessoalmente.Um atleta que leva inspiração aos amantes do karatê.valeu Jaime