sexta-feira, 31 de julho de 2020

O treino tradicional de karate é importante?


Afinal de contas, o treino tradicional, clássico de karate, é importante?

Se você sonha em ser um atleta de kumite, não será uma perda de tempo e energia ficar treinando kihon ou kata, coisas que você não utilizará nas competições de luta?

Na minha opinião, o treino clássico, tradicional é imprescindível, importantíssimo para a evolução de qualquer praticante ou atleta de karate.

O que sinto em mim, na minha evolução como karateca, é que os treinos de kihon clássicos e os treinos de kata lapidam meus golpes, fazem com que eu melhore meu quadril, minha respiração, meu kime.  Logicamente treino também o específico de kumite, uma série de kihon diferentes, onde soco puxando a mão na guarda (hikite), deslizando o pé de trás quando lanço um golpe, adaptando outros golpes ao meu biotipo e ao que acredito que funciona em um combate.

Mas sempre, para qualquer golpe que eu deseje treinar, começo com o kihon clássico. O kihon básico, que para mim até hoje me ajuda demais a melhorar meu karate. Depois eu vou evoluindo o treino, começando a fazer o golpe em forma livre, com guarda, deslizando o pé de trás se for o caso. Mas sempre começo lapidando o golpe com o treino tradicional.

Na minha visão, se eu treinasse apenas da forma livre, com movimentação de kumite, meus golpes não seriam bons como podem ser. Sem o kihon clássico, meus golpes perderiam sua base, sua construção.

No youtube, vídeo sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=IRDSFrqxqQQ&t=5s
OSS!

Nenhum comentário: