sábado, 31 de maio de 2008

Sulamericano 2008

O quarto sulamerciano JKA será realizado em outubro na cidade de Santiago, Chile. Se a organização for tão boa quanto a do primeiro sulamericano, realizado lá em 2002, podemos esperar um evento excelente. Nós, brasileiros, temos que treinar forte, pensando principalmente nos tarimbados lutadores argentinos, treinados pelo sensei Enoue, e liderados pelo Cristian Salvemini, que deve voltar a lutar depois da cirugia no joelho, que fez ano passado. Além dele, os sempre perigosos Jorge e Gastón, além de Daniel e Cristian Garcia, que devem retornar também.
Uruguaios e paraguaios têm o estilo de luta mais parado, sem tanta velocidade e versatilidade. Mas são muito fortes (especialmente os uruguaios) e deve-se evitar cruzar golpes ou bater de frente com eles. São perigosos, mas nem tanto.
Já os chilenos são da WKF, e usam a velocidade e as fintas características dessa federação. Muita calma para não cair no jogo deles, pois é exatamente isso o que querem quando ficam saltitando na nossa frente.
Os peruanos não costumam se destacar, e os venezuelanos são sempre uma incógnita. Levarão a equipe que costuma ir aos mundiais a JKA? É esperar para ver.
É treinar muito e montar uma equipe forte e unida para tentar manter a escrita, já que o Brasil é o único país a ir a todas as finais de luta por equipe nos sulamericanos JKA realizados até agora.

Nenhum comentário: