sexta-feira, 19 de setembro de 2008

DEMONSTRAÇÃO NO DEGASE



Hoje (19/09/2008) houve uma solenidade no DEGASE (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas), na Ilha o Governador, com a presença da primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral, além de outras autoridades ligadas ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Lá, crianças do projeto social que leva o karate shotokan aos colégios públicos deram uma apresentação, deixando uma belíssima impressão ao fazerem o kata Heyan Shodan e o frente a frente (kihon ipon) com perfeição. Foram 33 crianças escolhidas para representar esse projeto patrocinado pelo governo do Estado.
Logo após, as autoridades prestigiaram uma apresentação do projeto que visa ensinar aos agentes do DEGASE - que trabalham com menores infratores do Instituto Padre Severino - técnicas de karate jitsu, arte marcial com ênfase na defesa pessoal de forma a conter e imobilizar os menores infratores em situações críticas, como insubordinações graves ou rebeliões. O intuito é o de ensinar aos agentes formas de conter os menores sem agredi-los, sem causar danos físicos a eles. Além disso, atrelado a esse projeto, haverá aulas de karate shotokan para menores infratores que cometeram o primeiro delito, sendo este um delito leve (furtos, pequenos roubos e até desacato). O karate shotokan, como muitos sabem, não é apenas uma luta, mas sim um caminho para ser seguido pelo resto da vida, ensinando disciplina, respeito, hierarquia, autocontrole, etc.
Ambos os projetos são encabeçados pelos mestres Ugo Arrigoni (sétimo dan) e Eduardo Santos (quarto dan), ex-atletas, campeoníssimos, que agora se esforçam para melhorar a qualidade de vida de menores carentes ou infratores com penas leves através da arte marcial que os formou como seres humanos: o karate shotokan.
As aulas de karate jitsu são preparadas e ministradas pelo mestre Vinicio Antony. Vinicio é faixa preta e professor de jiu-jitsu, muay-thay e karate shotokan (quarto dan). Foi campeão brasileiro de karate 14 vezes, e campeão mundial master de jiu-jitsu. Completam o time os intrutores José Octávio, Valério e Jayme Sandall.
As aulas de karate para as crianças dos colégios públicos são ministradas pelos mestres Yasutaka Tanaka, Ugo Arrigoni, Flávio Costa e Eduardo Santos, além dos professores André Reis Ferreira e Jayme Sandall.
Fica aqui um parabéns para os organizadores dos projetos (Ugo e Eduardo), e para nosso governador, Sérgio Cabral, que têm proporcionado para as crianças a oportunidade de se aprimorarem como seres humanos através do karate.
OSS!

Um comentário:

thais pampolha disse...

boa tarde,para todos vcs um forte abraço e gostaria também de acrescentar que vcs são muito especiais , com esse comprometimento e dedicação. espero que essa iniciativa continue e faça cada vez mais crianças felizes , o esporte é o caminho.E para um amigo em especial (andré reis ferreira)um beijão e é muito bom te ver tão bem , saudades THAIS CAÇULA (nilópolis)