sábado, 22 de novembro de 2008

Por que os japoneses ganham quase tudo?

Em 2009 o Mundial JKA será novamente no Japão. Para quem já participou ou viu um Mundial da JKA, não causa estranheza dizer que os japoneses levam tudo. Quase sempre. Mas por que, afinal, os japoneses têm essa supremacia?

Bem, há inúmeras hipóteses, e as mais famosas são: "bem, foram eles que inventaram o karate, afinal de contas. Têm mesmo que ser os melhores"; "Ora, a arbitragem favorece os japoneses! Por isso eles sempre vencem!"; "Japoneses têm uma maior propensão genética para a prática do karate. Não há como um ocidental se equiparar com eles".

Essa é uma discussão antiga, e eu não tenho a pretensão de ter a resposta definitiva. Mas aqui vão minhas opiniões: O fato deles terem inventado o karate não é desculpa. Se assim fosse, os ingleses deveriam ser campeões de todas as copas do mundo de futebol.

A arbitragem? Vamos admitir, ficar reclamando de arbitragem é desculpa...

Genética? Por quê? Será que os japoneses têm mais explosão muscular do que os ocidentais? Serão eles mais inteligentes? Mais corajosos? Para mim, todos são iguaizinhos a nós.

Quando tive a oportunidade de ficar treinando no Japão, hospedado na casa de sensei Masahiko Tanaka, treinei em três lugares diferentes: Honbu Dojo, Universidade de Tóquio, e na academia do sensei Tanaka. Antes, ainda com a delegação brasileira que disputou o Mundial, treinei - e competi num amistoso - na Kokushikan. E o que vi em todos esses lugares foi quantidade.

A quantidade de praticantes de karate no país do sol nascente é impressionante. Todos nós sabemos que no Brasil é muito difícil se ver dentro de uma academia uma quantidade grande de faixas-preta. Jovens, em idade de competição principalmente. Bem, só lá na Universidade de Tóquio, eu treinava com mais de trinta faixas-preta. Trinta! E todos na casa de vinte e poucos anos. O mesmo aconteceu na Kokushikan.

Além disso, eles são viciados em karate. Para eles, treinar num sábado de manhã é o máximo. É como a pelada de final de semana para nós, brasileiros.

Então é só somarmos: imensa quantidade de praticantes + treinos diários + qualidade técnica dos professores e treinadores. Resultado: chance enorme de se pinçar algum futuro campeão.

O que vi foi uma ínfima parcela do que acontece em todo o Japão, e a prova disso é a quantidade absurda de atletas num All Japan.

Nenhum comentário: