sábado, 27 de junho de 2009

O que é Machida Karate?

Quem acompanha o mundo do MMA (Mixed Martial Arts) - o bom e velho Vale Tudo - está presenciando o sucesso incontestável de Lyoto Machida como campeão invicto do UFC. E, pela primeira vez, ouve-se falar no termo "Machida karate". Mas o que seria isso? Seria um novo estilo de luta? Uma nova modalidade de karate, para inchar ainda mais os incontáveis estilos e federações da arte das mãos vazias?
Segue abaixo o link de uma antrevista com sensei Machida (foto), onde ele diz "O nosso estilo é diferente, você vê que a maioria é do KickBoxing, Jiu-Jitsu, e o nosso é realmente como o Caratê antigo..."
O karate que Lyoto usa nos ringues de MMA é o karate que seu pai aprendeu, lá atrás, no Japão, e depois desenvolveu durante décadas, treinando com vários mestres - entre eles Masahiko Tanaka e Yamamoto, lendas do karate JKA. Yamamoto, inclusive morou em Belém (PA).
É o karate Shotokan da JKA. Tanto que sensei Yoshizo Machida é o técnico da Seleção Brasileira da JKA, cargo que também ocupou no karate Tradicional. Os irmãos, Chinzô e Take, são da Seleção Brasileira JKA, e o próprio Lyoto integrou a equipe, saindo apenas quando iniciou sua vida no MMA. Lyoto e Chinzô integraram também a Seleção Brasileira de karate Tradicional.
Por que, então, Lyoto tem dito que pratica "Machida Karate"? Simples: foi ele quem meteu a cara, treinou como um condenado, teve coragem para se jogar de cabeça em busca de um sonho. E foi dentro de sua família que encontrou apoio quando fez suas primeiras lutas, e poucos apostavam nele. Então, nada mais justo que eles queiram diferenciar o karate que Lyoto coloca em prática em cima dos ringues dos tantos outros "karates" que existem por aí. Fica dificílimo para quem é leigo no assunto saber qual a diferença entre um ou outro karate. Além dos muitos estilos, há ainda diferentes federações dentro dos estilos. Até a gente, que pratica há anos, às vezes se perde. Nada mais justo que divulguem a luta como Machida Karate.
Nós, que praticamos karate Shotokan JKA / Tradicional, sabemos que lutamos exatamente a mesma coisa que a família Machida. Isso nos basta.
http://www.tatame.com.br/2009/06/05/Yoshizo-Machida

Nenhum comentário: