sábado, 30 de abril de 2011

Lyoto Machida vence Randy Couture






Mae tobi geri.

Esse é o nome do golpe fulminante que o brasileiro desferiu no começo do segundo round, para selar sua vitória com um dos maiores nocautes da história do UFC.

O oponente era ninguém menos do que o Capitão América, um homem que deteve os citurões dos pesos pesado e meio pesado do UFC, e que está no UFC Hall of Fame.

No primeiro assalto, Lyoto já se mostrara muito superior, acertando bons contra-golpes, sem entretanto balançar o oponente. Randy acertou apenas um cruzado de esquerda, e tentou derrubar, sem sucesso.

No segundo round, logo de cara Lyoto acertou uma boa sequência que marcou o rosto do americano. Em seguida...

Machida jogou a perna esquerda como finta, pulando, e emendou um mae tobi geri (mae geri pulando) de perna direita.
Nocaute. Fulminante.

A alegria de ver o representante do karate Tradicional/JKA vencer foi imensa, mas ao mesmo tempo veio uma tristeza ao ver uma lenda do esporte cair.

Randy sempre será uma lenda. Independente dessa luta. Só para variar, esse grande atleta que antes de mais nada é um grande ser humano - e só pessoas de imensa grandeza sabem aceitar a derrota - enalteceu o adversário, dizendo para Machida: "great shot" - "grande golpe".

Depois, com um sorriso, ele disse: " eu sempre disse que queria lutar com o Lyoto. Acho que quando eu disse isso eu ainda tinha todos os dentes..."
Não era brincadeira, o chute do brasileiro tirou um dente da frente do norte-americano.

Para Randy agora é aproveitar os louros da aposentadoria mais que merecida de um homem que há muito tempo já não tinha mais nada para provar a ninguém. Ele lutava apenas pelo prazer de lutar, pelo gosto do desafio, e por isso escolhia adversários tão difíceis quanto Lyoto, Belfort, Tim Sylvia ou Brock Lesnar.
Couture se aposenta como um grande samurai.

Lyoto, agora, definitiva e irremediavelmente voltou ao caminho do título. Eu apostaria que ele faz apenas mais uma luta, e se vencer já vai disputar o cinturão. Isso se dana não resolver colocá-lo logo na próxima, mas isso eu acho bem difícil.

Só para constar, o brasileiro Cézar Mutante estava no córner de Couture, provando que está com a moral em alta dentro da Xtreme Couture.

OSS!
PS: Só para evitar disse me disse, ou alguém dizer que foi o Steven Segal quem ensinou o chute para ele, como foi noticiado no Globo, vai aí um trecho da entrevista que o próprio Lyoto concedeu ao site da Tatame:
Tatame: "E de onde você tirou esse chute? Você tinha treinado?"

Lyoto: "Esse chute existe no Caratê, é o Kanku Dai. Quando iniciei a preparação, logo após a cirurgia da hérnia, a minha preparação estava um pouco limitada, então meu pai (Yoshizo) me passou alguns chutes para treinar, e falou para usar nos sparrings às vezes, mas sempre com muito cuidado porque esse é um chute que machuca, é como uma cotovelada. Quando cheguei ao Canadá me encontrei com o Steven Seagal e ele falou “Lyoto, esse chute vai entrar”. Mas eu não estava preocupado em fazer ou não, se pintasse a oportunidade eu ia fazer. Vim mais relaxado para o segundo round, soltei o chute e ele encaixou. Não foi nada “do nada”."

http://www.tatame.com.br/2011/05/01/Lyoto-Machida

2 comentários:

Ronald disse...

Realmente, um chute perfeito e clássico do nosso estilo. O que incomoda é já ouvir os comentários que o ele foi influência do Seagal! Com todo o respeito a ilustre figura (gosto e pratico Aikido tb), até agora não entendi o que o Lyoto foi fazer com o ele (alguém sabe?).

Boa sorte no torneio amanhã. Oss!

Katsumoto's Karate do disse...

Parabens ao Lyoto!!
Seagal parece que tem ações no UFC, ou seja, é um dos socios minoritarios do Show, portanto, ajuda ao Lyoto e ao Anderson Silva.Pudera o show ter mais gente como o Couture, o Lyoto e o GSP....porque de resto só brutamontes.
Vitoria do karate....