quarta-feira, 27 de abril de 2011

Viajando amanhã de manhã para o Brasileiro JKA

Amanhã estarei embarcando para Arujá, SP, para o treinamento da Seleção Brasileira JKA. Na sexta e sábado, haverá curso com sensei Imura (5 vezes campeão mundial JKA de kata individual e por equipes), e no domingo, o XXII Campeonato Brasileiro JKA.

Mais uma vez sentirei o frio na barriga antes de pisar no koto para lutar. Mais uma vez, o nervosismo que antecede o combate, a incerteza, a tentativa de fazer o melhor, dar tudo de si.

O título é importante? Sim, claro, dizer que não é seria hipocrisia. Mas digo sem hesitar: ainda mais importante do que o título e a medalha dourada é conseguir se superar. Competir é, antes de mais nada, a busca da superação; é ir além do que se julga possível; é dominar os medos, conter a ansiedade, sufocar a raiva, e conseguir raciocinar com clareza mesmo com toda a pressão do campeonato sobre você; é não ter raiva do adversário, e tentar vencê-lo de forma limpa.

Competir tem que ser mais do que simplesmente vencer. Pelo menos no karate, na JKA, os fins não podem justificar os meios. Os meios, na verdade, justificam os fins.

Esse domingo, mais uma vez, lutarei.

OSS...

Nenhum comentário: