domingo, 26 de junho de 2011

Resultados do Campeonato Sul-Sudeste 2011

A equipe de kumite do Rio: José Gonçalo, Oswaldo Gonçalves, Roberto Mendes, Eduardo Santos, José Renato e Jayme Sandall


Os campeões de kata por equipes: Jean, Buzzi e Vinícius


O kata por equipes feminino do RJ - vice-campeãs: Tatiana, Vanessa e Thaís.





Coordenação técnica: Mestres Watanabe, Inoki e Tanaka





O pódio do kumite individual: Jayme, Buzzi, Vinícius e Geraldo Mendes.




Sucesso total.
Essa é a melhor definição para essa competição realizada pela Federação de Karate-dô Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FERJKT) em parceria com a Confederação Brasileira de Karate-dô Tradicional (CBKT), nos dias 24 e 25 de junho. Na sexta foi realizado o curso técnico, trazendo sensei Tanaka, Inoki, Watanabe, José Humberto, Ugo Arrigoni, Flávio Costa, Alfredo Aires e outros grandes mestres. No sábado, foi a vez da competição, que reuniu alguns dos maiores nomes do karate Tradicional e da JKA.
Estavam presentes os campeões brasileiros JKA 2011 Rousimar Neves (kata) e Fábio Simões (luta), bem como a equipe campeã de kata (São Paulo). Também presentes o tetra-campeão mundial de karate Tradicional, Ricardo Buzzi (PR), e o campeão panamericano de kumite individual Vinícius Sant'Anna (PR), além de Rafael Moreira (RS), "best eight" no campeonato Mundial JKA da Austrália (2006) em kumite individual, e bicampeão brasileiro JKA.
Ao todo, havia 10 atletas integrantes das seleções brasileiras Tradicional e JKA participando.
No feminino não foi diferente, com disputas acirradas entre grandes nomes do país.

A organização, a cargo do presidente da FERJKT, Eduardo Santos, foi perfeita. Há muito tempo eu não participava de um campeonato tão bom, com uma infra-estrutura, pontualidade e público impressionantes. Nota 10.

No kata por equipes, venceu o Paraná, com o trio Buzzi, Vinícius e Jean, com um Gojushiho-Sho excelente, tanto o kata quanto a aplicação, que não usou de firulas, e demonstrou exatamente para que servem os golpes do kata.
No individual, José Renato (RJ), em dia inspirado, venceu e convenceu, com Kanku-dai na semifinal e Sochin na finalíssima. Medalha de bronze no brasileiro JKA 2011, ele melhorou ainda mais seu kata para deixar para trás os atuais campeões brasileiros JKA (Rousimar Neves, em terceiro) e Tradicional (Ricardo Buzzi, vice).
No fuko-go domínio do atual campeão brasileiro da modalidade. Buzzi venceu as lutas e os confrontos de kata (Basai-dai), mostrando que é um excelente atleta em ambas as modalidades.

Kumite individual... foi uma briga de foice entre os lutadores, que apesar da garra, demonstraram perfeitamente o que significa o karate Tradicional: respeito, acima de tudo. Postura, disciplina, espírito de luta.
Havia cerca de quarenta atletas inscritos, e as lutas foram emocionantes. Depois de passar por Rafael Moreira, Buzzi pegou o integrante das seleções brasileiras Tradicional e JKA, Geraldo Mendes (MG) e venceu com ura ken. Na outra chave, eu passei por meu conterrâneo e amigo José Gonçalo, Rodrigo Alves (SP), Fernando Macedo (MG) - integrante da seleção brasileira JKA -, pelo também carioca Henrique, e fiz uma semi-final muito difícil contra Vinícius Sant'Anna. Venci com um mae geri.
Na final, Rio contra Paraná. A torcida me empurrou, e parti para cima do tetra-campeão mundial, sabendo que qualquer vacilo meu significaria a derrota. Com um lutador como Buzzi, você tem que estar 110 %, não pode se distrair, vacilar.
A luta foi limpa, com muito respeito de ambas as partes. Às vezes, ficávamos tão perto um do outro que as mãos quase chegavam a se tocar, mas um sabia que se entrasse seria pego pelo outro.
Foi uma luta parelha, do começo ao fim e venci no detalhe.
Levei o título dentro de casa, graças à torcida.

E finalmente a modalidade mais importante e empolgante, o kumite por equipes. As meninas já tinham conquistado a prata tanto no kata, quanto no kumite. Era hora dos homens tentarem chegar à final.
São Paulo vinha embalado pela vitória sobre e forte equipe mineira. Abri a semi-final, e venci por 2x0. Roberto Mendes fez a luta mais difícil, contra Fábio Simões, e venceu, praticamente garantindo o resultado. José Renato fechou a equipe, e nos classificamos para a grande final.
Do outro lado, nos esperavam os gaúchos, que venceram a fortíssima equipe do Paraná na semi-final.
Dessa vez o técnico, sensei Flávio Costa, decidiu mudar a ordem, e abrimos com Roberto Mendes, que lutou contra Rafael Moreira, um dos melhores atletas de kumite do mundo. O aluno do sensei Cadena provou que não é mais uma promessa, vencendo mais esse monstro. José Renato empatou a segunda luta, e eu fechei, conseguindo 2x0.
Rio de Janeiro campeão de kumite por equipes!

Fica aqui o agradecimento aos mestres, árbitros (ver Clóvis, de Goiás, arbitrando é um show) e atletas - principalmente a presença do tetra-campeão mundial, Ricardo Buzzi - por terem ajudado essa competição, uma homenagem mais do que merecida ao falecido mestre Victor Hugo Blanco Bittencourt, a ser um sucesso.


Resultados:

- Kata por equipes feminino: 1) PR (Walkyria Vilas Boas, Adelita Suelen e Andrea Correia) / 2) RJ ( Vanessa Brito, Tatiana Farhate e Thaís Estevão) / 3) RS (Manuela Spessato, Hannah Aires e Michele Andreta)

- Kumite por equipes feminino: 1) PR (Walkyria, Adelita e Andrea) / 2) RJ (Tatiana, Thaís, Andrea Pereira Chaves e Jane Schauer) / 3) RS Manuela, Hannah e Michele)

- Kata individual feminino: 1) Manuela Spessato (RS) / 2) Walkyria Vilas Boas Fernandes (PR) / 3) Samantha Gomide (MG)


- Kumite individual feminino: 1) Walkyria Vilas Boas (PR) / 2) Hannah Aires (RS) / 3) Tatiana Farhate (RJ) - 3) Samantha Gomide (MG)


- Fuko-go feminino: 1) Manuela Spessato (RS) / 2) Walkyria Vilas Boas (PR) / 3) Thaís Estevão (((RJ)

- Kata por equipes masculino: 1) PR (Ricardo Buzzi, Vinícius Sant’Aanna e Jean Laure) / 2) MG (Rousimar Neves, Bernardo Braga e Fernando Macedo) / 3) SP (Andrew Marques, Marcel Apolônio e Rodrigo Alves) / 4) RJ (José Antônio, Edmilson e Roberto Mendes)

- Kumite por equipes masculino: 1) RJ (Roberto Mendes, José Renato, Oswaldo Gonçalves e Jayme Sandall / 2) RS (Rafael Moreira, Almerindo Chagas, Cristiano da Costa e Eduardo Debovi) / 3) PR (Buzzi, Vinícius e Jean) - 3) SP (Marcel, Andrew, Fábio Simões e Rodrigo)

- Kata individual masculino: 1) José Renato Sampaio (RJ) / 2) Ricardo Buzzi (PR) / 3) Rousimar Neves (MG) / 4) Jean Laure (PR)

- Fuko-go masculino: 1) Ricardo Buzzi (PR) / 2) Andrew Marques (SP) / 3) Jean Laure (PR) – 3) Jayme Sandall (RJ)

- Kumite individual masculino: 1) Jayme Sandall (RJ) / 2) Ricardo Buzzi (PR) / 3) Vinícius Sant’Anna (PR) – 3) Geraldo Mendes (MG)

OSS!!
** em breve fotos e vídeos do evento.

3 comentários:

Ronald disse...

Parabéns por mais essa vitória. E, pelo jeito, ainda darei muitos mais pela frente. Oss

Emanuela disse...

Lendo, me parece que basicamente os comentários primam pelo sexo masculino nas competições, não? Gostaria de saber das competições de Karate JKA e Tradicional como um todo, não sobre o sexo Masculino apenas. Aos participantes e organizadores, parabéns! Oss!

Jayme Sandall disse...

Emanuela, você está certa. Mas é que eu sei dos resultados masculinos porque estou competindo, dentro do dojô, e por isso sei quem ficou em que lugar, como foram as lutas, etc. No feminino, infelizmente não tenho como ver da mesma forma. E até em relação aos resultados, fico dependendo das informações, e muitas vezes peço às atletas. Mas vou colocar os resultados completos em breve. Um abraço!