terça-feira, 6 de setembro de 2011

10 anos de Seleção Brasileira

Em 2011, no Mundial JKA de Pattaya, Tailândia, completei 10 anos na Seleção Brasileira JKA.
10 anos consecutivos tendo a honra de fazer parte de um grupo de lutadores que defende as cores do Brasil em competições internacionais da JKA.
Tudo começou lá em 2002, no campeonato brasileiro JKA, quando fiquei em terceiro lugar no kumite individual, conquistando pela primeira vez uma vaga na Seleção para o Sulamericano do Chile. De lá para cá, foram mais 5 sulamericanos, 3 mundiais e um amistoso com a seleção da Kokushikan, lá no Japão, totalizando 42 lutas.
Fazer parte da Seleção, mais do que tudo, me deu a oportunidade de lutar contra os melhores do mundo, pessoas que, de outra forma, provavelmente eu jamais teria a oportunidade de enfrentar.
Vivi todo tipo de emoção nesses dez anos, desde a euforia de um título internacional até o desânimo de perder bem antes do que esperava. Lutei em 7 países, 3 continentes, contra lutadores de todos os estilos e diferentes características. A grande dificuldade era exatamente saber me adaptar a cada situação. E a responsabilidade de representar o Brasil é um peso agradável de se carregar.
Nesses dez anos, fiz muitos amigos, e tive a chance de treinar com grandes mestres.
É o convívio com essas pessoas que me motiva a continuar treinando duro para tentar, ano a ano, continuar na Seleção.
Cada vez que pego meu agasalho azul e branco dentro do armário e o coloco na mochila, me preparando para viajar, o coração dá uma acelerada, respiro fundo, e me lembro de tudo o que passei até aqui. E a cada vez a emoção é maior. Em vez de me acostumar com esse sentimento, parece que cada vez é ainda mais forte do que a anterior.
Que eu tenha ainda muito tempo pela frente, representando o Brasil, lutando ao lado de meus grandes amigos, vestindo meu agasalho e fazendo parte da Seleção Brasileira JKA.
OSS!

Um comentário:

Marcos Piolla disse...

É isso aí! Também desejo que VC represente o Rio e o Brasil por muito tempo! OSS!