domingo, 11 de dezembro de 2011

Jon Jones derrota Lyoto Machida

Apesar de estar melhor no primeiro round...
Lyoto foi finalizado pelo campeão.



Na luta principal do UFC 140, realizado em Toronto, Canadá, na noite desse sábado (20/12), Lyoto Machida foi derrotado pelo campeão, Jon Jones.
No primeiro round, Jon Jones chegou com sua marca registrada: a postura discutível frente aos adversários, fazendo brincadeiras e chegando mesmo a ficar agachado, com as mãos no chão, diante do oponente. Mas, para surpresa do campeão, Lyoto demonstrou domínio do octagon, escapando de todos os ataques do americano, e conseguindo encaixar alguns golpes. Em um deai, Lyoto acertou com força o rosto de Jones, que chegou a cambalear para trás, enquanto o carateca tentava uma sequência de socos, sem sucesso.
No primeiro round, Lyoto venceu por uma ligeira vantagem, deixando seus fãs animados e esperançosos.
Mas no segundo round, Jon Jones mostrou porque, além de ser o atual campeão, é considerado um fenômeno, um lutador praticamente imbatível.
Ele voltou muito melhor do que no primeiro assalto. Desde os primeiros segundos teve o controle do octagon, e literalmente caçou o brasileiro. Com um swing (soco semi-circular de cima para baixo) que pegou com força, ele balançou Machida, e conseguiu clinchar, levando o brasileiro para o chão com uma bela queda. Aí, Jones estava em seu melhor elemento.
Com uma única cotovelada, o americano abriu um corte feio na testa do carateca, que mesmo ferido e sangrando muito, consegui se levantar. O árbitro interrompeu a luta para que o médico visse a gravidade do corte, e logo reiniciou o combate, partindo novamente do clinche.
Os dois se afastaram, e logo em seguida Jones entrou com um cruzado de esquerda, que pegou em cheio enquanto Lyoto entrava junto tentando o deai.
Machida caiu, e imediatamente Jones o pegou na guilhotina. Lyoto levantou-se de imediato, e tentou se livrar da pegada do adversário, em vão. Jon Jones estava firme no estrangulamento, e o guerreiro brasileiro não bateu, não desistiu.
Lyoto foi finalizado de pé, e quando o árbitro parou a luta (tarde demais), ele caiu desacordado no chão do octagon.
Para os fãs e amigos de Lyoto, fica a tristeza de vê-lo cair, ser derrotado de forma tão dura; por outro lado, fica o orgulho de tê-lo visto vencer o primeiro round, e ser guerreiro até o fim, não desistindo nem quando tudo já estava perdido.
Parabéns ao campeão Jon Jones, que com sua técnica completa e extrema calma dentro do octagon, dificilmente vai ser derrotado.
Parabéns também a Lyoto, por mais uma vez ter representado tão bem seu país, sua família e toda a comunidade do karate Tradicional / JKA.
OSS.

3 comentários:

Willians disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Willians disse...

Uma triste derrota, uma vez que todos ficamos esperançosos no primeiro round! Principalmente quando vimos Lyoto golpear Jon Jones e este literalmente cambalear no octogon. Realmente, nas palavras do sensey Jayme "fica o orgulho de tê-lo visto vencer o primeiro round, e ser guerreiro até o fim, não desistindo nem quando tudo já estava perdido" para quem é guerreiro isso é o que importa de verdade!!! Parabéns a Lyoto e Jon jones!

OSS!!!

Ronald disse...

Aos que perguntavam o que esperava dessa luta (sou ave rara de tradicional por aqui), eu dizia que estava apreensivo, pois não era o momento para o Lyoto encarar a fera. Não do ponto de vista técnico mas pelos mesmos motivos que vc comentou sobre o domínio e tranquilidade no koto (atualmente sobrando no Jones). Na minha opinião ele deveria ter feito algumas lutas antes de partir para o Jones.

Mas, como a única opinião que vale é a do Mr. White, ele resolveu jogá-lo na fogueira (talvez porque não havia outro com disposição). O resultado, portanto, não me surpreendeu, já que, como todos concordam, o Jones é um fenômeno. Será difícil de ser vencido, mas não impossível. O Lyoto mostrou que há um caminho. Infelizmente não foi dessa vez.

Torço agora para que ele se recupere e siga em frente. Perdeu a batalha, mas não a guerra. Vida de campeão.