quarta-feira, 14 de março de 2012

A luta da vida de Chinzô Machida

Quem viu a última luta de MMA de Chinzô Machida deve ter estranhado um pouco a postura do carateca, que insistiu demais no mae geri, e parecia um tanto perdido, sem foco.

Pois bem, o que pouca gente sabe é que, logo no começo do primeiro round, ele quebrou a mão.

Na hora ele sentiu que algo estava errado, muito errado com sua mãe. Sem querer desistir do combate, ele seguiu lutando, e a cada minuto sentia mais dor. Ainda chegou a bater algumas vezes com a mão, mas logo percebeu que o caso era muito sério. Depois da derrota por decisão dos árbitros, ele mal conseguiu tirar a luva: a mão esta muito inchada.

Ele passou por uma delicada cirurgia, e vinha se recuperando bem, até que, dando uma aula, socou bem de leve, e o pior aconteceu: Chinzô quebrou de novo a mão.

Teve que passar por nova cirurgia, colocando uma placa de titânio. Segundo o médico, ele terá que esperar muito tempo até estar 100% recuperado, pois o osso tem que se consolidar.

Conversei com ele, que me disse que até tem vontade de lutar outros eventos de MMA, mas sem se profissionalizar. Isso por dois motivos: 1) Ele não tem tempo. Não pode se dar ao luxo de largar tudo (inclusive o cargo de head coach de seu irmão, Lyoto) para se dedicar exclusivamente ao MMA, e 2) ele não consegue se afastar das competições de karate. Tanto que, mesmo sem poder lutar, ele segue treinando pesado, e tem participado das competições, fazendo kata.

Para quem foi 11 vezes campeão brasileiro de kumite individual (5 no Tradicional e 6 na JKA), e vice mundial (2006), fazer só kata é dose...

Chinzô tem que recorrer a toda sua força de vontade para seguir competindo, sem se deixar vencer pelo desânimo.

É a luta mais difícil de sua carreira.

Sem lutar em uma competição de karate desde maio de 2008 (Campeonato Brasileiro JKA), Chinzô voltará no XIII Brasileiro JKA 2012, no Rio de Janeiro. Será o retorno do maior campeão de kumite individual da história da JKA do Brasil.

Certamente Chinzô é um dos favoritos ao título de 2012.

Independente do resultado que o paraense conquistar, o simples fato de estar retornando, de ter se recuperado completamente de uma lesão tão séria será motivo de comemoração. Para ele e toda a comunidade do karate JKA.

OSS!

Nenhum comentário: