sábado, 7 de abril de 2012

Um grande sucesso

O XIII Campeonato Brasileiro de karate JKA foi um enorme sucesso, em todos os aspectos.
Apesar da dificuldade de se organizar uma competição desse tamanho em uma data complicada como a Semana Santa, tudo deu certo.
Desde a revista de divulgação, que veio com o intuito de registrar a história do karate JKA do Brasil e de criar ídolos entre os principais atletas, passando pelo local fantástico, com toda a infra-estrutura e o apoio do sr. Renato Ouazen, e principalmente pela organização, público e atletas.

As arquibancadas estavam cheias, e os espectadores se portaram de forma exemplar para uma competição de karate-dô (que muito antes de ser um esporte, é uma luta, uma arte marcial centrada no BUDÔ).
A mídia ficou por conta da revista e das emissoras de tv que estavam cobrindo o evento (TV Brasil, Rede Globo/Sportv e Canal Combate).
A organização foi impecável, respeitando os horários previstos, e fazendo um evento enxuto. A separação das categorias infanto-juvenis (realizadas na sexta-feira) e adulto (sábado), foi essencial para que tanto árbitros quanto atletas e público não ficassem exaustos pelas incontáveis horas dentro do ginásio. No sábado, a competição começou às 9 da manhã, e a última luta foi realizada às 14 hs.

Quanto aos atletas, alto nível em disputas emocionantes. Uma delegação composta de atletas da WKF (FKERJ), representando a Vila Olímpica, abrilhantou o evento, mostrando que uma união entre os praticantes é possível.

A reunião de mestres presentes foi algo emocionante (Masahiko Tanaka, Ueki, Machida, Sasaki, Yasutaka Tanaka, Inoki, Watanabe, Arrigoni...), e deu arrepios ver o sensei Ugo Arrigoni fazer o kata Niju-shiho no koto central enquanto o sensei Machida cantava uma música japonesa.

Chinzô Machida voltou com tudo às competições de karate depois das duas cirurgias na mão. Parado desde 2008 (campeonato brasileiro JKA de Arujá), ele voltou em grande estilo, sagrando-se o grande campeão do kumite individual (modalidade com mais de setenta atletas), passando na semi-final por Jayme Sandall (terceiro colocado) e vencendo Fábio Simões na grande final.

Por equipes, deu final paraense, com APAM vs Paulo Afonso (vitória dos alunos do sensei Machida). JKA RS ficou com o bronze, liderados por Rafael Moreira, que está em plena forma, totalmente recuperado de sua cirurgia de joelho em 2010.

No kumite individual feminino, destaque para a campeã Hannah Aires (RS), filha do sensei Alfredo Aires, que ainda ajudou suas companheiras Manuela Spessatto e Michele Andreta a levar para o sul o título de kumite por equipes.

No kata individual, destaque absoluto para o agora pentacampeão Rousimar Neves (MG), para quem parece que o tempo não passa. Fernando Macedo (MG), seu aluno, ficou com a prata, mostrando grande evolução em seu karate, tanto no kata quanto na luta. O carioca José Renato Sampaio completou o pódio.

No kata por equipes, deu GRB (Barueri). Os alunos do sensei Ruy Koike confirmaram o favoritismo e já iniciam os preparativos para representar o Brasil no Sulamericano JKA desse ano, em Lima, Peru.

O kata feminino teve como vencedora a atleta de São Paulo Aline Dota, que confirmou a excelente fase que atravessa, conquistando o título com o kata Unsu.

Em breve, resultados completos da competição, e fotos, muitas fotos.
OSS!!

2 comentários:

KaratecaLeo disse...

Muito bom, gostaria de ter presenciado esse evento!

KaratecaLeo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.