sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jon Jones vs Vitor Belfort

Amanhã será relaizado o UFC 152, na cidade de Toronto, Canadá, com transmissão ao vivo no Canal Combate e transmissão na Rede Globo a partir da 1:30 da madrugada de domingo.
Na luta principal da noite, Jon "Bones" Jones colocará seu cinturão em disputa contra ninguém menos do que o brasileiro Vitor "Phenom" Belfort.

A idéia original de Dana White era casar a luta de Jones contra Dan Henderson, veterano do Pride que mesmo com mais de quarenta anos ainda é um dos melhores lutadores em atividade na categoria até 93 kg. Mas Henderson se machucou, e White passou para o plano B, chamando Lyoto Machida (que vem de uma vitória fantástica sobre Ryan bader por nocaute no segundo round). Mas Lyoto, inteligentemente, recusou a luta. Ora, como poderia ele, logo depois de lutar, descansando após o ciclo de uma luta, se preparar em menos de um mês para lutar contra um oponente do quilate de Jon Jones? Sem chance.
Então, Vitor Belfort pediu a luta.

Foi um ato de muita coragem do lutador de 35 anos. Mas, se analisarmos por outro ângulo, veremos que foi uma decisão muito inteligente.
Belfort tinha lutado em janeiro desse ano, e portanto estava se preparando, treinando forte, há oito meses. Mesmo tendo fechado a luta com menos de um mês de antecedência, bastou a ele intensificar os treinamentos de manutenção que já vinha fazendo (mesmo com a mão quebrada ele seguia treinando a parte física e técnica), e adaptar os treinamentos táticos para Jon Jones.
Vitor enfrentará um oponente mais pesado, considerado imbatível, e tendo apenas vinte e poucos dias de preparação específica. Ou seja, ninguém espera que ele vença, o favoritíssimo é o americano. Com isso, ele pode ir para a luta completamente relaxado, sem a menor pressão. Caso perca, é o esperado, e ele sai por cima do mesmo jeito, com muita moral com o público e com o UFC por ter aceitado essa luta-pedreira. Caso vença, será coroado como um dos maiores de todos os tempos.

Na minha opinião, a tática que Belfort deve utilizar é a de encurtar a distância esquivar e soltar o braço no campeão. E de preferência no primeiro round. Creio que quanto mais o tempo passar, maior será a vantagem de Jones. E a mão de Vitor é muito, muito pesada. Caso ele acerte um over hand, penso que o campeão vai beijar a lona.

Apesar da minha torcida pessoal para que Vitor vença, sei que as chances de Jones ganhar são maiores. Ele tem maior envergadura, vem de uma sequência de vitórias absurda, e está com a confiança nas estrelas. Além disso é mais pesado e mais jovem, e leva vantagem no wrestling. Mas Belfort tem mais poder de nocaute, é mais rápido e tem um repertório bem mais variado de finalizações no chão, o que pode definir qualquer luta.

Fica aqui a torcida para que o representante brasileiro consiga surpreender a todos, e vença Jon Jones, tornado-se campeão da categoria até 93 kg.

OSS!

Nenhum comentário: