quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Medo



Coragem não é a ausência de medo, mas sim conseguir controlá-lo.
O medo faz parte da vida de um lutador, seja de qual arte for. Medo de se machucar, de não conseguir render, de não ser capaz de aplicar tudo aquilo que se treinou durante tanto tempo.
Dá medo de perder logo de cara, antes mesmo de conseguir aquecer dentro da competição.
O dia anterior é o pior. A espera é o pior. Na hora H, quando se pisa dentro do koto, toda a adrenalina vai embora, a ansiedade desaparece, e o que fica é a vontade de lutar. Mas antes, os dias, as horas que antecedem a competição, dá aquele frio incômodo na barriga, a ansiedade de querer que chegue logo a hora. E aí o tempo se arrasta...
Já vi muitos atletas que se deixaram dominar pelo medo, alimentando o sentimento , fazendo com que ele crescesse tanto até o ponto de ficar incontrolável. Vi atletas – mais de uma vez – treinarem durante meses, viajarem até o local da competição, colocarem o kimono, luvas e protetor de boca, para na hora H simplesmente não quererem entrar para lutar.
Deixaram o medo os vencer, e nem sequer quiseram tentar. Tentar lutar, vencer, se entregar àquilo que treinaram por tanto tempo.
E, depois de deixarem que o monstro do medo os dominasse, ficou cada vez mais difícil domá-lo. E se entregaram de novo, e de novo, até o ponto de não mais quererem competir.
O medo faz parte da vida, é um sentimento normal, inerente ao ser humano. Não é ruim sentir, muito menos motivo de vergonha. Mas, como todos os sentimentos, o medo deve ser dominado, controlado, e às vezes usado em nosso favor.
Vencer uma luta é um detalhe. Dominar o medo é a verdadeira vitória.
OSS!

Um comentário:

Marcos da Autoescola disse...

Oss
Ótimo Ótimo Ótimo

Medo é Medo
Coragem é dominar o medo!