sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desculpas



Dar desculpa é uma tentação.
Desculpa para não ir treinar, não conquistar uma faixa, não ter vencido uma competição.
Já escutei de tudo ao longo da minha vida no karate.
Quando se dá uma desculpa para outra pessoa, na verdade você está criando uma justificativa para si mesmo. Uma justificativa muitas vezes falsa do porquê de não ter ido treinar na última semana. No último m6es. No último ano. “Mas depois eu volto”. Mas o depois vai ficando cada vez mais para frente, até que você finalmente admite que não vai mais voltar.
Nas competições, é ainda mais comum. E mais sedutor.
Muito mais fácil do que admitir que seu adversário foi melhor, ou que seu kata não saiu tão bom quanto você acreditava que sairia, é dar uma desculpa.
“Perdi porque fui o primeiro a fazer o kata. Se eu fosse o último, com certeza teria vencido”; “O tatame está muito macio, por isso desequilibrei”; “Não venci, mas também não treinei nada esse ano...”; “O wazari que eu fiz não marcaram, e o que marcaram para o meu adversário nem encostou em mim!” ; "Perdi, mas ele é bem maior do que eu"
É sedutor dar desculpas, e como quase tudo que é fácil e sedutor, é um perigo.
A forma mais certa de não se evoluir dentro do karate é se deixar dominar pelas próprias desculpas. Se, por outro lado, você conseguir encarar de frente as derrotas, definitivamente vai aumentar suas chances de vencer.
Reconhecer a superioridade do adversário é um passo à frente. Daí, você se vê obrigado a treinar ainda mais do que está treinando, para poder superá-lo da próxima vez. Reconhecer que seu kata não está bom, e que o chão mais duro ou mais macio é o mesmo para todos os competidores – e portanto não pode ter prejudicado apenas a você – faz com que se queira treinar mais, melhorar, sair da zona de conforto.
Sensei Machida disse para mim certa vez: “competição tem árbitro. Mais do que um, geralmente cinco, né? Então, se cinco árbitros dão a vitória, tem que aceitar. O outro foi melhor mesmo”
Particularmente, tento sempre utilizar esse raciocínio para aceitar as derrotas inevitáveis que tenho como atleta. Muitas vezes, uma derrota ensina bem mais do que uma vitória, se a gente souber aprender com ela.
OSS.

3 comentários:

Unknown disse...

Jayme,
Gostei muito da postagem. Já dei muitas desculpas! Serviu-me como boa reflexão.
Abração, Oss!

Jayme Sandall disse...

Eu também já dei desculpas. É como eu disse, uma tentação que temos que combater. Grande abraço...OSS!!

Katsumoto's Karate do disse...

concordo em parte.Os arbitros nem sempre estao preparados para atuarem ali. Por diversas vezes ja presenciei arbitros que nem levam em conta a opiniao dos seus colegas.