domingo, 31 de março de 2013

Antes da fama

Que o mma é o esporte que mais cresce no planeta, todo mundo já sabe. Os lutadores foram alçados ao status de celebridades. Fama, dinheiro, uma vida de sonho para aqueles que conseguem o sucesso no UFC. A vida parece fácil para eles.
Já vi muitas pessoas dizendo que o mma é um atalho para o dinheiro e a fama.
Mas e antes da fama?

Muito poucas pessoas sabem do caminho que os lutadores têm que percorrer para chegar até o nível de campeões no maior evento de mma do mundo.
São anos e anos de muito esforço,  entrega total, investimento de tempo e dinheiro.
Anos em que se fica longe dos amigos e família, muitas vezes morando em outra cidade e até em outro país,  sem sequer falar a língua local.
A solidão bate forte, a exaustão é companheira diária,  as lesões são constantes.
E tudo isso tendo pela frente apenas a incerteza.

Lá no fundo bate aquele medo de estar fazendo tudo isso a troco de nada. Sim, porque para um que cosegue viver do esporte, que consegue ganhar dinheiro apenas lutando profissionalmente, há dezenas, centenas que ficam pelo caminho.

E depois que se chega lá,  tem que se trabalhar muito, muito mais do que se pode imaginar. Caso contrário, os resultados deixam de vir, e rapidamente você perde aquilo que  levou tantos anos para conquistar.

Esse sábado, por exemplo, eu, Mutante e Vitor treinamos três horas e meia, sem parar. Não havia câmeras filmando, platéia olhando, ou algum observador do UFC para conferir. Eram apenas dois lutadores de mma que se cobravam até o limite. Treinaram Jiu Jitsu,  karate, boxe, clinche, e, no final, preparação física.

Quanto mais conheço lutadores profissionais de mma - famosos ou não - , mais respeito tenho por eles.
OSS

Nenhum comentário: