segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sul Sudeste 2013

 As gaúchas, campeãs de kumite por equipes
 Kata por equipes feminino (PR)
 Ruyter Almeida (PR)
 A delegação do Rio de Janeiro
Walkyria, Suellen e Andréia




Foi realizado nesse final de semana (25 e 26 de maio) o V campeonato Sul-Sudeste de karate-dô Tradicional, na cidade de São José dos Pinhais, PR.
O evento contou com a presença dos maiores atletas das regiões, e as disputas nos dois dias de competição foram muito acirradas.
No feminino, Suellen Souza confirmou a excelente fase pela qual está passando, e venceu as categorias de kumite individual e fuku-go. Na primeira categoria, teve que passar por pedreiras como Natacha Marques (RJ) e Manuela Spessatto (RS) para chegar à final, contra a gaúcha Hannah Aires, atual campeã brasileira JKA. Já no fuku-go, ela venceu a conterrânea e companheira de Seleção Brasileira Tradicional Walkyria Fernandes.
No kata, Walkyria levou o título, deixando a campeã brasileira JKA, Manuela Spessatto (RS) com a prata, em uma disputa decidida por décimos.
Nas categorias por equipe, o Rio de Janeiro fez grande confronto contra o Paraná, e as cariocas conseguiram vencer as atuais campeãs brasileiras Tradicional por um wazari. Na final, as gaúchas foram superiores, e ficaram com o título. No kata o ouro ficou com o Paraná.
No masculino, o Paraná dominou a categoria por equipes, levando o ouro no kumite (na final contra o Rio de Janeiro, que tentava o tricampeonato), e no kata, com um excelente Nijushiho com um Bunkai (aplicação) fiel ao kata.
Nas categorias individuais, Vinícius Sant’Anna (PR), atleta da Seleção Brasileira Tradicional há mais de dez anos, estava em dia inspirado: venceu o kata individual, deixando Ricardo Buzzi (PR) com a prata e kumite individual, na final contra o conterrâneo e amigo Jean Laure, e chegou à final do fuku-go (kata e luta, uma rodada de cada), mas perdeu na luta final para Jayme Sandall (RJ)
No kumite individual, os dois atletas que haviam feito as últimas finais não tiveram sorte: de um lado, Ricardo Buzzi estirou o músculo da perna ao dar um mawashi jodan, e perdeu por doctor stop (abandono por motivo de lesão). Do outro, Jayme Sandall (atual bicampeão) acertou um kizami zuki que quebrou o nariz de seu adversário, e levou hansoku (desclassificação) pela primeira vez em sua carreira.
Vinícius Sant’Anna venceu todas as suas lutas de forma consistente, e conquistou o título dentro de casa.
RESULTADOS
- Kata por equipes feminino: 1) PR / 2) RS / 3) RJ
- Kumite por equipes feminino: 1) RS  2) RJ  3) PR
- Kata individual feminino: 1) Walkyria Fernandes (PR) / 2) Manuela Spessatto (RS) / 3) Andréia Leite (PR) / 4) Cristiane Babinski (RS)
- Fuku-go feminino: 1) Suellen Souza (PR) / 2) Walkyria Fernandes (PR) / 3) Manuela Spessatto (RS) – 3) Natacha Marques (RJ)
- Kumite individual feminino: 1) Suellen Souza (PR) / 2) Hannah Aires (RS) / 3) Manuela Spessatto (RS) – 3) Andréia Leite (PR)

- Kata por equipes masculino: 1) PR / 2) RS / 3) RJ
- Kumite por equipes masculino: 1) PR / 2) RJ / 3) RS – 3) SC
- Kata individual masculino: 1) Vinícius Sant’Anna (PR) / 2) Ricardo Buzzi (PR) / 3) Celso (PR) / 4) André Michellini (PR)
- Fuku-go masculino: 1) Jayme Sandall (RJ) / 2) Vinícius Sant’Anna (PR) / 3) Ricardo Buzzi (PR) – 3) Jean Laure (PR)
- Kumite individual masculino: 1) Vinícius Sant’Anna (PR) / 2) Jean Laure (PR) / 3) Delian (PR) – 3) Cleberson Santi (PR)

2 comentários:

Ruyter Da Costa Almeida disse...

Obrigado Jayme pela presença, e parabéns pelo grande atleta e técnico que você é, sucesso e um grande abraço pra família, até mais, oss!

Jayme Sandall disse...

Valeu amigo, parabéns para você, que além de estar lutando cada dia melhor, tem uma família linda. OSS!!