domingo, 25 de agosto de 2013

I Torneio Amistoso Internacional de Karate-dô JKA











Ontem (24/08), foi realizado o I Torneio Amistoso Internacional de Karate-dô JKA.

No dia 23, houve curso com os mestres Tanaka, Machida e Inoue (Argentina), onde eles deram ênfase ao karate que segue a linha da JKA, primando pelas técnicas corretas e a formação do ser humano. A competição é secundária, e por isso o treinamento deve ser contínuo, para o resto da vida.

No amistoso de ontem, o Brasil enfrentou um combinado de Argentina e Chile. No kata por equipes, as meninas do Brasil (Manuela Spessatto, Hannah Aires e Cristiane) levaram a melhor sobre as hermanas. No masculino, o Brasil foi superado, apesar de uma apresentação excelente (Roberto Mendes, Edmilson Nascimento e José Antônio Carvalho). A equipe argentina é a atual campeã sulamericana.

No kumite, não houve separação entre homens e mulheres. Todos lutaram como uma só equipe, em um sistema que intercalava lutas masculinas e femininas. Houve duas rodadas, com um total de 20 lutas.
O nível técnico foi altíssimo, estando presentes, do lado internacional, campeões argentinos, chilenos e vice-campeões mundiais. Do lado brasileiro, além de alguns vice-campeões mundiais, a base da equipe que é atual bicampeã sulamericana.

No final, a equipe internacional levou a melhor com uma vantagem apertada: 7 a 6
Destaque para Marcelo Monzón, atual campeão argentino de kumite, e para Jeanette Castañeda, que ficou entre as oito melhores do mundo em 2011, na Tailândia.
Na equipe brasileira, os destaques foram Diego Andrade com seu mawashi geri indefensável, e Hannah Aires, que atravessa excelente fase, além de Juliana Vitral, que mostrou que não é a atual campeã sulamericana à toa.

Para o público presente, ficou evidente que apesar da rivalidade e da vontade de vencer das duas equipes, o que predominou foi um enorme respeito entre todos os lutadores.

Em breve postarei os vídeos das lutas.

OSS!

Um comentário:

KaratecaLeo disse...

Parabéns a equipe brasileira ! oss