sábado, 26 de outubro de 2013

Lyoto Machida vence Mark Muñoz


Lyoto Machida venceu e convenceu.
Em sua estreia na divisão até 84 kg, o brasileiro fez uma apresentação de gala. Muito mais do que a vitória, muito mais do que o nocaute com um só golpe, Machida mostrou desde o primeiro segundo de luta que estava diferente de sua última apresentação, contra Phil Davis.
Dessa vez, ele se mostrava focado, com uma postura bem mais agressiva, e com os reflexos bem mais apurados.
Logo de cara, Muñoz entrou com uma sequência que deve ter aprendido com o próprio Lyoto, seu amigo e companheiro de treinos: ashi barai com oi zuki. Mas o golpe não levou nenhum perigo ao brasileiro.
Apertando o filipino, o carateca media a distância e preparava o bote. Ele deu dois excelentes mawashi geri na linha de cintura do adversário. Depois variou a altura e desferiu um mawashi na perna. Logo em seguida, chutou alto.
Muñoz até defendeu o chute, mas não o suficiente: caiu nocauteado.
Machida partiu para cima, e pairou sobre o oponente, que recobrou os sentidos quando bateu com a cabeça no chão do octógono. Mas, dando um show de postura, o brasileiro não desferiu um soco sequer, mantendo o filipino sob controle enquanto o árbitro corria para interromper a luta.
O que Lyoto deve perceber de uma vez por todas é que é exatamente esse tipo de postura, que demonstrou nessa luta, o que trará para ele respeito em todo o mundo. Ele não deve dar ouvidos para empresários ou quem quer que seja, que insistem em crer que para um lutador de mma fazer sucesso, ele deve ser fanfarrão, lançar desafios, e “brincar”durante a luta. Isso é para os outros. Para quem é oriundo do karate Tradicional / JKA, o respeito deve estar acima de qualquer coisa.
Dessa vez o nosso carateca veio sério, focado e respeitoso, e lutou o mais puro karate. Com isso, além de uma vitória incontestável, mostrou a todos que está lutando em um nível altíssimo.
Resta saber como será o futuro dele. Caso Anderson Silva, amigo de longa data , vença a revanche contra Criz Weidman, em dezembro, eles fatalmente deverão lutar pelo título. Claro que Vitor Belfort, em excelente fase, também está no páreo, mas um confronto entre Machida e Silva parece uma realidade cada vez mais próxima.
Será que os dois, que já disseram que não se enfrentariam, voltariam atrás em suas declarações para disputar o título da categoria? Resta esperar para ver...
De qualquer forma, com Lyoto, Anderson e Vitor Belfort, parece que o cinturão dos médios acabará nas mãos de um brasileiro.
OSS!

Um comentário:

Eduardo santos disse...

Não é mesmo facil se manter constante… Além da filosofia marcial envolvida, não podemos esquecer que é um “Negócio” e o Show precisa ser vendido, dar Lucro e quando entra o poder do dinheiro... Devemos nos proteger como pessoas, Homens.

Quanto mais forte é um caráter, menos sujeito está à inconstância.”


Oss!