terça-feira, 22 de julho de 2014

Unificação

Para aqueles que, como eu, sonhavam em ver o karate unificado, fortalecido, e que se deprimiam cada vez que uma nova federação ou organização era formada, ótimas notícias:
Após 35 anos de desentendimentos e divisões, foi fundada, na Suíça, a United World Karate (UWK).
Antes que se pense que trata-se de mais uma Federação, explico que a UWK foi fundada exatamente com o intuito contrário, o de agregar. Sob a UWK, haverá três formas de competição: O karate Geral, o Karate Tradicional e o Karate de Contato. Várias federações mundiais se uniram para fundar a UWK, que teve como primeiro presidente eleito, o sr. Richard Jorgensen, atual presidente da ITKF.
Tudo indica que essa organização tentará ser reconhecida pelo COI para que o karate possa, finalmente, entrar nas Olimpíadas.
Através da divisão em três categorias, a UWK não deixa ninguém de fora: para os que competem no sistema da WKF, há as regras do Karate Geral; para aqueles que competem no shobu ipon, há o Karate Tradicional; e para aqueles que competem na categoria de contato total (Kyokushin, por exemplo), há o Karate de Contato.

Parece ser um passo na direção certa. Depois de tantos anos rumando na direção errada, o karate parece finalmente estar tomando um caminho de unificação e fortalecimento, que pode culminar com a entrada nas Olimpíadas.

OSS!

6 comentários:

Futebol & Futebol disse...

Excelente notícia..
Mestre Jayme Sandal no Rio 2016 ou Tokyo 2020.

OSS

Jayme Sandall disse...

Quem me dera! OSS!!

Claudio Walker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio Walker disse...

Tenho minhas dúvidas se uma união só trará vantagens.
De fato, seria muito interessante ver um campeonato de que participassem TODOS os atletas de karatê. Atualmente, nem sei quantos campeões mundiais de karatê existem por aí. Com isso, haveria uma competição só, como nos áureos tempos do karatê.
Por outro lado, fico com muito medo de que aconteça com o karatê o que acontece com o tae kwon do; não conheço quase nada dessa luta, mas o que eu vejo nas competições olímpicas é um bando de chutes e pontapés sem qualquer efetividade, apenas procurando marcar o ponto. O karatê - como o tae kown do já deve ter sido - é uma ARTE MARCIAL, voltada fundamentalmente para a defesa pessoal, e acredito que se dobrar às exigências do COI (que não quer ver sangue de jeito nenhum) pode levar à perda desse aspecto marcial, como já percebemos em alguns estilos por aí.

Jayme Sandall disse...

Pode ser Cláudio, mas essa união vem com três tipos de disputa: karate geral (regras com menos contato, Karate Tradicional (do jeito que é hoje em dia), e Karate de Contato (Kyokushin). Dessa forma acho que as regras não se distanciariam muito do que se faz a tantos anos no Tradicional. OSS!

Codinome: Beija-Flor disse...

Quem sabe desta forma acaba com esta vergonhosa a conduta da FBK - Federação Brasileira de Karatê. Não é de hoje que a Federação instalada na cidade de São Paulo "puxa a sardinha" para os seus atletas mas neste último campeonato (XV Campeonato Brasileiro de Karate)realizado em Santa Cruz do Sul, no final de semana passado (05 a 07 de setembro de 2014) gerou uma revolta em todas as delegações. Falta de respeito com os demais que tiram dinheiro do seu próprio bolso, viajam por horas (alguns por 56 horas - caso do Sergipe) para chegar lá e ser ROUBADO na cara dura. Soubemos da boca de um árbitro que eles são forçados a roubar para São Paulo. Se vermos o resultado geral fica nítido...São Paulo 30 medalhas de ouro, o segundo colocado 8 de ouro e Santa Catarina, terceira colocada apenas 7 medalhas de ouro. Pela discrepância dá para notar o "grau" da roubalheira. Acho que fica até feio para os paulistas. Se querem ficar com todas as medalhas, não faça campeonato brasileiro. Compre as medalhas ou façam apenas regionais. Acabamos torcendo que no nosso tatame não tenha ninguém de São Paulo porque se tiver já sabemos que estamos derrotados antes mesmo de entrar. Neste ano foi tão absurdo que os árbitros não davam ponto para os oponentes e ainda por cima puniam quando o adversário estava na frente. Até o tempo de kumite foi "roubado" em alguns cotos. Crianças abaixo de faixa roxa fazendo katas mega avançados. Muitos atletas se machucaram que tiveram que sair de maca pois como o árbitro não dava ponto nenhum, os atletas dos outros estados começaram a descer o braço mesmo para que os árbitros vissem. E sabe o que é pior? Não tem para quem reclamar. Oss