domingo, 5 de abril de 2015

Tradicional x JKA x WKF

Afinal de contas, o que é o quê?
O que querem dizer essas siglas, e qual é o melhor karate?
Vou tentar, em poucas palavras, definir cada uma dessas organizações.

Tradicional:
É uma federação que prega um sistema de treinamento de karate, independente do estilo. Organiza competições com regras que cobram intensamente a postura (técnica) correta na execução dos golpes e na conduta dos atletas. O sistema de disputas é o shobu ipon (1 ipon termina a luta). É difícil marcar um ponto, porque são exigidos fundamentos como base, postura e kime, além do tempo e distância corretos.
Na luta, são exigidos protetor de boca, e luvas finas, sem acolchoamento (visam evitar o contato com sangue). Para mulheres, acrescenta-se o protetor de seios.


JKA:
Japan Karate Association.
É uma escola de karate Shotokan. Não é uma federação, e não agrega outros estilos de karate. Foi a primeira entidade a organizar competições de karate, e mantém basicamente as mesmas regras até hoje. O sistema é shobu ipon. Para se marcar um ponto, também são cobradas postura correta, mas há uma margem maior de interpretação, em relação ao Tradicional. É permitido um contato maior.
Na luta, são exigidos protetor de boca, e luvas brancas com acolchoamento. Para mulheres, acrescenta-se o protetor de seios.



WKF:
World Karate Federation
Antiga WUKO, é uma federação, que, a exemplo do Tradicional, aceita qualquer estilo. É uma organização mais esportiva, com foco nas competições. O sistema de pontuação é livre,e vence quem tiver mais pontos ao final de três minutos de luta, ou quem abrir uma diferença de oito ou mais pontos. Não é cobrada postura nos golpes, e o contato no rosto não é permitido.
Na luta, são exigidos protetor de boca, luvas com acolchoamento, protetores de canela e pés, e protetor de tórax.


E afinal qual é o melhor?
Depende. Depende do que você prefere. O que é melhor para um, pode não ser para outro. Minha dica é conhecer um pouco da organização (hoje em dia a internet nos dá essa facilidade), para só então escolher em qual você se encaixa.
OSS!

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Tem me auxiliado bastante na busca de informações sobre Karate no Brasil.
Bom, tenho uma dúvida: onde se encaixaria a JKS (Japan Karate Shoto Federation)? Sei que há algumas inovações metodológicas em sua proposta, mas, ainda assim, estaria mais próxima da JKA ou WKF?
Pergunto por que pretendo voltar a praticar Karate - após mais de 15 anos sem vestir um kimono, parei na faixa verde - mas não simpatizo com a abordagem da WKF. Meu foco está mais voltado para a arte marcial em si, apesar de reconhecer a importância das competições para a promoção e desenvolvimento do Karate.

Jayme Sandall disse...

Olá Camilo Pelo que sei, a JKS é bem semelhante à JKA, inclusive as regras de competição são as mesmas. Essa federação nasceu após um desentendimento do mestre Asai (que era da JKA), com outros mestres da matriz da JKA, e por isso ele fundou a JKS. Conheci um atleta da Seleção Brasileira JKS, e ele tem o karate excelente, com os mesmos conceitos da JKA. OSS!

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta!
OSS!

Eli disse...

olá, oss!
como se faz contato com a tradicional? confesso que somente conhecia a jka e a wkf. me interessa ser filiado a uma entidade menos esportiva.

anonimo08 disse...

gostaria de saber se um atleta pode competir nas duas federações pois sou do competitivo mas adimiro o tradicional da jka