sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lyoto Machida vs Yoel Romero


Nesse sábado (27/06), na Flórida, Lyoto Machida retornará ao octógono, após sua derrota para o americano Luke Rockhold.
Dessa vez, o karateca brasileiro enfrentará o cubano Yoel Romero. Mais uma vez, Machida terá um wrestler pela frente...
Romero, campeão mundial e vice-campeão olímpico de wrestling, tem um excelente cartel no mma: 9 vitórias e apenas uma derrota. Invicto desde 2011, ele vem de cinco vitórias seguidas no UFC.
Para Lyoto, uma vitória contra o cubano é essencial para que ele refaça sua caminhada até uma nova disputa de cinturão.
Depois do desempenho abaixo da média na luta contra Rockhold, fica a torcida para que ele tenha conseguido fazer uma boa preparação, e que chegue com a velocidade e o excelente tempo de luta de sempre.
Torço, também, para que ele consiga anular o jogo clássico de todo wrestler...

Quando Dana White assumiu o UFC, o jiu jitsu era praticamente imbatível: os brasileiros, geralmente vindos da arte suave, ganhavam sempre. Esperto, ele tratou logo de mudar esse quadro. Os árbitros passaram a ser instruídos a dar mais pontos a quem ficasse por cima, no chão. Independente de estar fazendo alguma coisa ou não. Isso prejudicou diretamente os lutadores de jiu jitsu. Claro, porque se antes eles lutavam com as costas no chão, preparando alguma finalização, agora eles têm medo de lutar assim, porque se ficarem com as costas no chão e não conseguirem uma finalização, acabarão perdendo o round por pontos.
Fica claro que essa mudança de visão em relação à pontuação dos rounds veio com o intuito de favorecer os americanos - em sua grande maioria oriundos do wrestling.
Lyoto, então, deve se manter longe do chão, porque o jogo de Romero será claro: caso leve para o chão, vai estabilizar por cima e deixar o tempo correr enquanto tenta bater.
O brasileiro deve usar sua velocidade para escapar de eventuais tentativas de queda, e manter a luta em pé, onde leva vantagem.

Fica a torcida para mais uma vitória do nosso karateca no UFC.

OSS!

Nenhum comentário: