quinta-feira, 21 de junho de 2018

Nota de falecimento: Sensei Yasutaka Tanaka

Resultado de imagem para sensei tanaka

O fim de uma era.
É esse o sentimento de milhares de karatecas no Brasil. Nosso grande mestre faleceu nesse mês de junho de 2018.
O karate está de luto.
Nascido em 1936, no Japão, sensei Tanaka veio ao Brasil em 1959, de navio. Ironicamente, sua intenção inicial nunca foi ensinar o karate que tinha aprendido na universidade Takudai com um dos maiores mestres de karate, o sensei Nakayama. Sensei Tanaka viera ao Brasil para trabalhar com qualquer coisa que lhe proporcionasse sustento.
Em São Paulo, onde se instalou inicialmente, encontrou-se com um mestre de karate, Juichi Sagara, que estava desenvolvendo e ensinando a arte marcial.

Nessa época, um praticante de Judo viajou para São Paulo, juntamente com seu professor, para conhecer uma outra arte marcial japonesa que estava sendo ensinada, o karate. Seu nome era Lirton Monassa.
Apaixonando-se imediatamente pelo karate, Monassa convidou o sensei Tanaka para vir ao Rio de Janeiro e começar a ensinar essa arte marcial.

Com a ajuda inestimável do professor de judo Almerídio Brandão, mais conhecido como Marujo, Lirton e Tanaka conseguiram criar a Kobukan, lendária academia de karate que formou milhares de karatecas ao longo de mais de 50 anos.
Sensei Tanaka estimulou o crescimento e desenvolvimento do karate por toda a sua vida. Fez parte da criação da primeira confederação de karate (CBK), desvencilhando nossa arte marcial da Confederação Brasileira de Pugilismo; fez pate da formação da Federação de karate do Rio de Janeiro (FKERJ) e organizou inúmeras competições que popularizaram imensamente o karate Shotokan.

Mais tarde, com a cisão do karate mundial, decidiu seguir a filosofia e os ideais de sensei Nishiyama, que fundara a ITKF (International Tradicional Karate Federation), como contraponto à WUKO.
Contando com a ajuda de Manoel Tubino (ex aluno e presidente do Conselho Nacional de Desportos), Sensei Tanaka conseguiu criar a CBKT (Confederação Brasileira de Karate-dô Tradicional).

Para quem só o conheceu mais velho, fica difícil imaginar a dimensão da obra que ele deixou. Fica difícil crer que um só homem (contando com ajudas inestimáveis), foi capaz de criar tanto, de ensinar a tantas pessoas e de moldar o karate de um país inteiro.

Mas a história e as obras de sensei Tanaka jamais serão esquecidas. E o que ele deixou ao partir é um legado gigantesco que não morrerá com ele. Ao contrário, seu legado viverá para sempre.

Muito obrigado por tudo, sensei Tanaka!

OSS

* Para quem deseja ler a carta de sensei Tanaka sobre o karate: http://karatejka.blogspot.com/2011/10/carta-do-sensei-yasutaka-tanaka.html

Um comentário:

rabelais disse...

Oss.. excelente..parabens