segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Lyoto Machida vs Gegard Mousasi


Aconteceu, nesse sábado (29-09-2019), o Bellator 228, realizado na Califórnia, EUA.
O brasileiro Lyoto Machida enfrentou o armênio Gegard Mousasi e perdeu em decisão dividida.
Na mídia, muito se fala de uma luta "morna", ou seja, um combate sem graça onde nenhum dos dois mostrou muita vontade de vencer.

Eu particularmente enxerguei de forma diferente.

Vi Lyoto Machida muito bem na luta. Seguindo o progresso que vem apresentando desde que voltou a treinar karate Shotokan regularmente, sob o comando do sensei Vinicio Antony (6 dan pela ITKF), Machida se movimentava bem e apresentava muita velocidade na execução dos golpes. Se expôs inúmeras vezes, principalmente através de seus chutes, que visavam tentar abrir uma brecha na fechadíssima guarda de Mousasi.
Vamos lembrar aqui que Mousasi tem 53 lutas de mma (com 45 vitórias) e 8 lutas de kickboxing, tendo vencido todas. Ou seja, é um dos melhores trocadores do mundo. Um atleta extremamente perigoso que já venceu nomes como Vitor Belfort, Cris Weidman, Uriah Hall, Thiago Marreta, Ronaldo Jacaré e Dan Henderson.
O armênio já tinha lutado no UFC contra o carateca, e perdeu. Dessa vez, Mousasi veio com uma estratégia bem diferente: atacou muito pouco e preferiu esperar. Dessa maneira ele evitou se expor contra as maiores armas de Machida: o deai e o contra-golpe.
Ele demonstrou imenso respeito ao brasileiro, e fez uma estratégia muito inteligente, apesar de conservadora, que obrigou Machida a se abrir e atacar mais.

Analizei a luta com atenção.
Na trocação, nenhum dos dois conseguiu ser efetivo, com Lyoto caindo duas vezes no chão, ambas por desequilíbrio, e não por golpes recebidos. Os dois atacaram com extremo cuidado e não conseguiram encaixar nenhum grande golpe. No final do terceiro round, Gegard Mousasi derrubou o carateca. E aí, para mim, Lyoto se mostrou excelente. Ficou batendo, por baixo, o tempo todo, não dando chances para o armênio fazer ground and pound. E ainda encaixou uma guilhotina que por pouco não pega - o que lhe daria a vitória por finalização.

Para mim, o justo seria um empate.

De qualquer forma fica um impressão muito positiva da atuação de Lyoto nesse combate. Que ele dê continuidade ao excelente trabalho realizado por Vinicio Antony e confie que está lutando muito bem.

OSS!

Um comentário:

Helton disse...

Na minha análise Jaime, daria 29-27 Lyoto. Creio que os juízes se impressionaram com os desequilíbrio de Lyoto a a favor de Mousasi.