quarta-feira, 24 de novembro de 2021

XXI Campeonato Brasileiro de Karate-dô JKA 2021

Aconteceu, nos dias 20 e 21 de novembro de 2021, o vigésimo primeiro campeonato brasileiro de karate-dô JKA. Foi o primeiro campeonato nacional após a pandemia que assolou o mundo. 

 O simples acontecimento do evento foi uma imensa vitória da JKA do Brasil e da JKA de Goiás, que, na figura do sr. Mário Kanashiro, conseguiu realizar um evento fantástico, apesar das incertezas e cancelamentos desse ano de 2021. 

 Originalmente, o sensei Naka viria do Japão para ministrar o curso, mas devido ao Covid-19, cancelou sua vinda. Mesmo assim, o evento foi um sucesso! 
 Na abertura do evento, contando com presenças ilustres, entre as quais a do Governador do Estado de Goiás, o sr, Ronaldo Caiado, a JKA do Brasil surpreendeu aos atletas mais antigos e vitoriosos com uma homenagem inesquecível.
Após uma pesquisa onde se avaliaram todos os resultados de campeonatos brasileiros e internacionais desde o início da JKA do Brasil (1999) até 2019, foram definidos os melhores atletas de todos os tempos, nas categorias de kata e kumite. 
 O sistema de pontos para a formação desse ranking histórico foi o mesmo utilizado para o ranking nacional oficial. 
 Segue abaixo a lista com os 5 maiores atletas de todos os tempos, da JKA do Brasil:

  Kata individual feminino: 
 
1º lugar - Manuela Spessatto (RS) 
 2º lugar - Hannah Aires (RS) 
 3º lugar - Aline Dota (SP) 
 4º lugar - Cristiane Babinski (RS) 
 5º lugar - Martinna Rey (BA) 

  Kumite individual feminino: 

 1º lugar - Manuela Spessatto (RS) 
 2º lugar - Sônia Coutinho (PA) 
 3º lugar - Hannah Aires (RS) 
 4º lugar - Juliana Vitral (MG) 
 5º lugar - Marina Brito (PA) 

  Kata individual masculino: 

 1º lugar - Andrew Marques (SP) 
 2º lugar - Rousimar Neves (MG) 
 3º lugar - Rogério Higashizima (SP) 
 4º lugar - Rodrigo Arita (SP) 
 5º lugar - Marcel Raimo (SP) 

  Kumite individual masculino: 

 1º lugar - Jayme Sandall (RJ) 
 2º lugar - Rafael Moreira (RS) 
 3º lugar - Fábio Simões (SP) 
 4º lugar - Chinzô Machida (PA)
 5º lugar - Wagner Pereira (SP) 

Foi o reconhecimento pelos anos de esforço e dedicação desses atletas que passaram mais de uma década competindo pela entidade.




 Na competição, os atletas se mostravam um pouco ansiosos, o que é normal, levando em conta que foram quase dois anos sem competir!

 FEMININO 

No kata por equipes feminino, a hegemonia se manteve, com a equipe do Rio Grande do Sul ficando com o ouro pela oitava vez. 
No kata individual, a gaúcha Manuela Spessatto segue escrevendo uma história que dificilmente será superada: foi campeã pela décima vez! 
Com o passar dos anos, seu Gojushiho Sho se torna cada vez mais maduro e refinado. 

 No kumite por equipes, São Paulo conquistou o título em uma final emocionante contra as gaúchas. Lorena, Sara e Débora fizeram a estratégia perfeita, e com muita inteligência ficaram com o ouro.
A Bahia ficou com o bronze. 
No kumite individual, semi-finais de tirar o fôlego! De um lado da chave, as baianas Letícia Aragâo e Martinna Rey se enfrentaram sabendo que qualquer erro custaria a vitória. Elas já se enfrentaram várias vezes, e se conhecem muito bem. 
No final do confronto, vitória de Letícia, que aguardou o resultado da outra semi, entre a paulista Sara Ladeira e a mineira Carolina Zampa. 
 Sara estava tentando um feito que apenas Sônia Coutinho (PA) e Martinna Rey (BA) haviam conseguido até hoje: ser campeã brasileira de kumite individual tanto na JKA quanto no Tradicional. Atual campeã brasileira no Tradicional (2019), Sara enfrentou uma adversária focada, que estava decidida a vencer. 
 Carolina Zampa deu tudo de si, e a luta pendia hora para uma, hora para outra. Empataram no tempo normal, e tiveram que fazer mais uma luta (Sai shiai). No final, Sara venceu, em uma das melhores lutas de toda a competição. 
 Na grande final, emoção pura! Cada uma fez um wazari. Luta empatada. Pouco antes do fim do tempo, elas cruzaram gyako zuki simultâneos. Dois bandeiras marcaram ponto de Letícia, e os outros dois marcaram ponto de sara. Tensão. Depois de reunir os bandeiras, o árbitro central, sensei Alfredo Aires, decidiu que o golpe de Letícia tinha entrado um pouco antes (haiai). Vitória da baiana! 

 MASCULINO 

 No kata por equipes, São Paulo, dona do maior número de títulos nacionais nessa categoria, voltou ao topo do pódio depois de 2 anos. Andrew Marques, Rogério Higashizima e Rodrigo Arita mostraram sintonia e técnica naquela que é uma das categorias mais bonitas de se assistir. 
 No kata individual, Rogério Higashizima aumentou sua coleção de títulos e se distanciou como o maior vencedor dessa categoria de todos os tempos. 
Foi seu sexto título de kata individual. 
 No kumite por equipes, semi-finais duríssimas, com muitos golpes contundentes. Em um lado, o Rio de Janeiro, equipe campeã brasileira de 2019 era derrotado pela forte equipe de São Paulo, enquanto no outro lado, os paraenses eliminavam os baianos em uma disputa acirrada. 
Na grande final, vitória da renovada equipe de São Paulo, que voltou a ser campeã dessa categoria após 4 anos. 

 No individual, os atletas provaram que apesar do longo tempo de jejum sem lutas, estavam treinados e preparados. Houve diversos ippon, com direito a alguns knockdowns... Nesses momentos dá imenso prazer em lutar pelas regras da JKA, que permite esse tipo de contato, e faz com que as vitórias sejam mais claras e menos controversas. 
 Entre os oito melhores, Enzo Silva (PA), disputando pela primeira vez a categoria adulto, enfrentou o hexacampeão Jayme Sandall (RJ), em uma das lutas mais duras e disputadas da competição. Empataram em 1x1 no tempo regulamentar de 2 minutos. 
No desempate, Enzo conseguiu um wazari, e Sandall não conseguiu empatar. 
 Diego Andrade (BA), extremamente rápido, venceu João Lima (PA), que vinha de uma luta duríssima contra o veterano Rafael Moreira (RS), onde sofreu um knockdown. Mas João se recuperou e enfrentou Diego de igual para igual, demonstrando imenso espírito de luta. 
 O atual campeão, Matheus Cirillo, venceu sua chave, enquanto Peterson Lozinski (SP), vice-campeão em 2019, fazia um combate duríssimo contra Nathan Malavazzi (RJ). Mesmo machucado, com um corte profundo no supercílio direito, Peterson conseguiu conquistar a vitória e se classificou para a semi. 
Nas semi-finais, lutas muito técnicas e estudadas. Diego perdeu de virada para Matheus Cirillo, após sair ganhando com um poderoso mawashi geri. Enzo venceu Peterson com um contra-ataque de mawashi geri (gonosen), técnica extremamente difícil de ser executada. 
 Na grande final, Enzo mostrou que apesar da pouca idade - tem apenas 22 anos! -, não sentiu pressão alguma ao enfrentar o campeão de 2019. Venceu por 4 x 1, e dominou o combate. 

Na classificação geral por Estados, pela primeira vez o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar, seguido por São Paulo e com o Pará fechando o pódio 

** CASO ALGUÉM QUEIRA COPIAR PARTE DESSE TEXTO OU SEU CNTEÚDO INTEGRAL, ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL: sandalljayme@gmail.com


 RESULTADOS

FEMININO

- KATA POR EQUIPES: 1) RS (Manuela Spessatto, Cristiane Babinski e Samantha Martelo) / 2) BA (Martinna, Luana e Letícia) / 3) SP (Sara, Débora e Lorena)

KATA INDIVIDUAL: 1) Manuela Spessatto (RS) / 2) Letícia Aragão (BA) / 3) Cristiane Babinski (RS)

KUMITE POR EQUIPES1) SP (Sara, Lorena, Débora e Neide) / 2) RS (Manuela Spessatto, Cristiane Babinski e Samantha Martelo) / 3) BA (Martinna, Letícia, Luana e Laís)

KUMITE INDIVIDUAL1) Letícia Aragão (BA) / 2) Sara Ladeira (SP) / 3) Carolina Zampa (MG) - 3) Martinna Rey (BA)



MASCULINO

KATA POR EQUIPES1) SP (Rodrigo Arita, Rogério Higashizima e Andrew Marques) / 2) MG 

KATA INDIVIDUAL1) Rogério Higashizima (SP) / 2) Andrew Marques (SP)/ 3) Marcelo Kanashiro (GO)

KUMITE POR EQUIPES1) SP (Peterson, Rafael, Raul, Matheus, Rodrigo) / 2) PA (Enzo, Edson, João, André e Luís) / 3) BA (Diego, Tonhão, Fabrício, Leão, Tiago) - 3) RJ (Jayme, Igor, Pedro, Aníbal, Nathan, Lorenzo e Diogo)

KUMITE INDIVIDUAL1) Enzo Silva (PA) 2) Matheus Cirillo (SP) / 3) Peterson Lozinski (SP) - 3) Diego Andrade (BA)

Nenhum comentário: