domingo, 24 de maio de 2009

ex-atleta da seleção brasileira JKA é campeão do UFC!


Lyoto Machida – integrante da seleção brasileira JKA no mundial de 2000, no Japão -, lutou ontem no UFC 98, na cidade de Las Vegas, USA.
O confronto era muito aguardado, não só pelo fato de ser uma disputa pelo cinturão, mas principalmente por ser um duelo de invictos. Rashad Evans é um lutador com um cartel impressionante, com 18 vitórias e um empate em 19 lutas. Lyoto vinha de 14 vitórias em 14 lutas.
Desde o início do combate, o brasileiro mostrou agressividade, dominando o oponente. Com chutes variados jodan, tchudan e nas pernas, Lyoto foi calibrando a distância para o bote. Rashad sentia-se acuado, e foi num ataque do carateca que ele foi à lona pela primeira vez, ainda no 1º assalto. Lyoto usou uma técnica que seu irmão, Chinzô, utiliza muito nas competições da JKA: a combinação mae geri/kyzami. No caso de Lyoto, foi um mikazo geri que serviu mais de finta para o kyzami que provocou um knockdown no americano. Rashad se recuperou rapidamente, e logo ficou de pé.
O segundo round começou igual ao primeiro, com Lyoto tomando a iniciativa o tempo todo, dominando a distância. A torcida americana gritava: “Machida! Machida!”.
Num contra-ataque, depois de acertar Rashad com uma combinação de gyako/gyako, Lyoto levou os únicos golpes da luta, ao ser acertado por dois socos do americano, que por sorte não causaram nenhum dano ao carateca.
No meio do round, Rashad decidiu entrar, e aí foi a vez do bom e velho deai do Lyoto. O brasileiro acertou uma bomba no americano, que ficou grogue, recuando até a grade. Lyoto foi atrás dele, sempre batendo. Com uma seqüência impressionante, o carateca matou a luta com um golpe de esquerda que pegou na ponta do queixo, fazendo o que nenhum outro antes dele fora capaz: nocauteou Rashad Evans.
Lyoto Machida, campeão brasileiro da JKA em kata e luta em 2001, integrante da seleção brasileira que disputou o mundial JKA em 2000, sagrou-se campeão mundial da categoria médio-pesado no UFC.
Na hora dos agradecimentos, muita emoção. Takê e Chinzô entraram no octogon para abraçar seu irmão, enquanto ele perguntava: “onde está meu pai?”. O técnico da seleção brasileira, Yoshizo Machida, entrou no ringue sorridente.
“Karate is back!”, gritou Lyoto, provando ao mundo a eficiência da luta que pratica desde pequeno.
Dana White, dono do UFC, entrou no octogon para cumprimentar Lyoto após a vitória, e a única coisa que disse foi: “unbelievable!” – inacreditável!
Parabéns Lyoto Machida! OSS!!!

Nenhum comentário: