segunda-feira, 18 de maio de 2009

RESULTADOS BRASILEIRO JKA 2009

A delegação do Rio de Janeiro, junto com os mestres. Da esquerda para a direita, sentados: Alfredo Aires (RS), Ugo Arrigoni (RJ), Yoshizo Machida (PA), Seizo Izumiya (JP), Yasuiuki Sasaki (SP), Kazuo Nagamine (SP) e Gérson (SP)
Ugo Arrigoni e Seizo Izumiya




O CURSO

Nos dias 14, 15 e 16 aconteceu em Arujá, SP, o curso de karate Shotokan JKA com os mestres Sasaki, Machida, Kazuo Nagamine, Ugo Arrigoni, Alfredo Aires e o convidado internacional Seizo Izumiya.
O curso foi excelente. Sensei Izumiya, além de extremamente técnico e capaz, é muito carismático, e tem uma expressão corporal formidável.
O número de participantes foi imenso – um dos maiores em cursos pré-campeonato da JKA – e sensei Izumiya ficou muito impressionado com a quantidade de caratecas presentes. Parabéns a todos que compareceram e tiveram o prazer de absorverem algumas das técnicas ensinadas pelo ex-atleta da seleção japonesa.

A COMPETIÇÃO

A presença maciça de atletas fez com que a competição fosse um sucesso. Havia atletas de diferentes federações (JKA, Tradicional, WKF...), provando que a união entre os “karates” é possível. Afinal, somos todos Shotokan.
O público presente foi brindado com katas de alto nível, e lutas espetaculares tanto no masculino quanto no feminino. Confrontos entre grandes nomes do karate JKA como Fábio Simões (SP), Rafael Moreira (RS), Wagner Pereira (SP), Wladimir Zanca (MT), Carlos Rodrigo (SP), Geraldo Mendes Jr. (MG), entre outros, levantaram os espectadores.
Infelizmente eu não pude participar, porque me recupero da cirurgia que fiz no ombro no final de janeiro. Chinzô e Takê Machida não compareceram ao evento porque auxiliam na preparação de Lyoto Machida na disputa pelo cinturão do UFC, dia 24 desse mês.
No feminino, lutas empolgantes entre as atletas da Seleção Brasileira. Nas semi-finais, Marina Brito (PA) venceu Natacha Marques (RJ), enquanto Sônia Coutinho (PA) ganhou de Manuela Spessato (RS). Na final, Sônia devolveu a derrota no sulamericano de 2008, no Chile, para a conterrânea. Em uma final disputada, Sônia conseguiu impor melhor seu jogo, e venceu com um wazari e um ipon com gyako jodan que fez um knockdown em Marina. A atleta paraense já foi campeão sulamericana individual em 2005, no Brasil, vencendo na final Fernanda Moturil, de Brasília.
No masculino, os caminhos dos dois finalistas foram distintos. Enquanto Fábio Simões ganhava suas lutas sem se arriscar muito, Rafael Moreira não teve vida fácil. Depois de uma vitória suada contra o experiente Clésio (SP), o gaúcho empatou com Wellington Kohara em uma luta muito movimentada, com alguns pontos impressionantes. No final, venceu na decisão dos juízes de forma unânime.
Na finalíssima, os dois atletas, velhos conhecidos de seleção brasileira, fizeram uma luta morna, onde Fabinho venceu por um a zero, com um gyako jodan adiantado. Um belo ponto em uma luta um tanto parada, onde nenhum dos dois parecia muito disposto a se arriscar.
Agora é esperar sair a convocação para que os atletas da seleção brasileira comecem a preparação para o sulamericano na Argentina.

Os resultados completos na página "Resultados"
OSS!

Nenhum comentário: