quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bastidores

Hoje aconteceu a coletiva de imprensa com os lutadores do UFC 103, com ênfase para Rich Franklin e Vitor Belfort.
Ontem à noite, entretanto, os principais personagens desse evento se encontraram em uma pequena sala. Nós tínhamos acabado o treino, e Vitor queria se pesar, afinal, ele precisa alcançar as 195 libras até sábado. Para nossa surpresa, dentro da sala onde fica a balança, estava Rich Franklin, com um amigo. Os dois deram uma demonstração de espírito esportivo e de cordialidade, cumprimentando-se e conversando como amigos. Não havia imprensa, ninguém por perto. Eles fizeram isso porque se respeitam, sentem afeto um pelo outro como lutadores e como seres humanos.
No final, Rich se despediu de nós com um surpreendente "boa noite" em português. Começamos a rir, e ele completou rindo também: "eu falo um pouco"
Isso prova de uma vez por todas que adversários não precisam se odiar. No karate JKA, os maiores troféus que conquistei em minha vida de atleta foram os amigos que fiz. Wagner Pereira, Rafael Moreira, Chinzô e Takê Machida, Fábio Simões, Zanca, Rousimar Neves... e muitos outros. Grandes amigos - e adversários dentro do kotô, nas competições.
Acredito que a animosidade, a raiva que um lutador sente pelo adversário é fruto do medo, da insegurança. Lutadores de verdade, lutadores de alma, não sentem insegurança, sabem que podem apanhar, se machucar, bater... faz parte do jogo, e por isso a amizade entre os adversários. Desde que sejam lutadores de verdade, como Franklin e Belfort.
Amanhã vai ser a pesagem oficial, e depois é descansar e aguardar pelo sábado, na última luta do evento.
OSS

Um comentário:

Ronald disse...

Jayme! Tava bonito ali no corner! Parabéns ao Vitor pela vitória e a vc pelo belo trabalho (deu pra ver sua assinatura nele). Não ficaria surpreso se vc começar a receber um bando de convite para dar treinamento (o Sportv falou bem de vc). Espero encontrá-lo aqui no Rio. Faça uma boa viagem. Parabéns novamente. Abs