sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Chinzô Machida no UFC

Chinzô (último, à direita), ao ser bicampeão sulamericano de kumite por equipes (JKA), no Uruguai em 2007.


Chinzô Machida, irmão mais velho de Lyoto, já lutou duas vezes em eventos de MMA, ambas no Jungle Fight. Na primeira luta, enfrentou Cristiano Rosa, e venceu por nocaute técnico (http://www.youtube.com/watch?v=n4L4jDitr8o). Na segunda, encarou Brian Rafik, e acabou sendo derrotado por finalização no segundo round, depois de dominar a luta completamente no alto (http://www.youtube.com/watch?v=7oRY6E9q-zg&feature=related). Na época, o carateca ainda não tinha um jiu jitsu afiado, mas ele vem treinando forte os fundamentos de chão nos últimos anos.

Agora, segundo notícias do jornal O Liberal e do site Sherdog.com, Chinzô vai lutar em 2010 no UFC. Segundo o próprio, a categoria que escolhereu será até 70 kg. Só para lembrar, essa é a categoria do casca-grossa havaiano BJ Penn, que inclusive já lutou - e perdeu -, para Lyoto. BJ vem de uma vitória formidável contra Diego Sanchez, e foi o primeiro gringo a ser campeão mundial de jiu jitsu.

Mas se Chinzô afiar bastante o seu jogo de chão - como vem fazendo - ele será um fortíssimo candidato ao título da categoria. Seu karate é incontestavelmente um dos melhores do mundo, e ele tem um estilo diferente do irmão. Chinzô é muito mais agressivo, vai para cima o tempo todo. Tenho certeza de que rapidamente vai conquistar os fã de MMA com seus ataques explosivos e sua agressividade.

A comunidade do Shotokan torce para que ele faça sua estréia rapidamente, e que conquiste mais vitórias para o nosso karate.




Nenhum comentário: