sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MAE GERI

Um mae geri perfeito, executado pelo sensei Kanazawa. Detalhe da posição correta do pé.


O mae geri (chute frontal) é um golpe muito potente que, aplicado de forma correta, pode terminar um combate.

É um dos primeiros chutes que se aprendem quando se inicia no Shotokan, mas nem por isso é o mais fácil de ser aplicado. Aliás, é raro vermos lutadores que aplicam o mae geri com eficiência em competições.

Mas como se aplica um mae geri de forma correta, eficiente?

Em primeiro lugar deve-se prestar muita atenção ao pé de apoio. Ele não deve perder a estabilidade, afinal, é ele quem dará sustentação ao chute. O pé deve ficar plantado no chão, ou seja, ficar na ponta do pé é contraindicado. A perna de apoio deve ficar ficar flexionada para aumentar ainda mais a estabilidade e o apoio para o chute.

Depois temos o quadril, que deve participar ativamente do golpe. Chutar só com a perna faz com que o golpe não alcance todo o seu potencial. O quadril deve penetrar (no caso dos chutes kekomi) ou balançar (no caso do keage, ou chicote). Apesar da penetração ou balanço do quadril, a postura deve-se manter. Não se deve jogar o corpo para trás, pois isso tira a força do impacto.

Temos por fim a perna do chute. Primordial que o movimento seja feito de forma correta, a perna partindo flexionada, totalmente dobrada, esticando-se apenas na hora do impacto. Logo após, deve-se recolher a perna. Sensei Machida me disse uma vez que 70 % do chute era o hiki ashi (recolhida da perna após o impacto). E ele sabe o que fala.

O pé deve estar esticado, apontando para frente, com exceção dos dedos. Esses devem estar o mais dobrados para cima possível, até porque chutar com a ponta dos dedos acarretaria um estrago maior no seu pé do que no aversário.

Nesse vídeo uma aula do sensei Kagawa: http://www.youtube.com/watch?v=4LttrJNu_us
OSS.


Nenhum comentário: